Curiosidades

Por quê o teclado não está em ordem alfabética? A resposta pode vir da ‘língua inglesa’

Um equipamento mundialmente difundido e utilizado atualmente é o teclado de escrever, e muito provavelmente você já se perguntou por que as letras estão dispostas nele de forma tão aleatória, e não segue o padrão da ordem alfabética. Na verdade, a disposição não é aleatória e a razão é simples e segue uma lógica. Em 1868, o americano Christopher Scholes, inventou o telado QWERTY, inicialmente idealizado para as maquinas de escrever, este nome foi adotado devido à disposição das primeiras seis teclas do teclado.

Scholes estudou quais as combinações de letras mais utilizadas na língua inglesa e dispôs as teclas de forma que o ato de digitar tona-se mais fácil, rápido e eficiente, segundo ele a melhor opção era distanciar as teclas mais utilizadas. Por esse motivo as letras do teclado não seguem a ordem alfabética. A partis disso, este padrão espalhou-se por todo o mundo, sendo hoje adotado pela grande maioria dos teclados de computadores.

Apesar de o teclado QWERTY ser utilizado em todo o mundo, alguns locais usam preferencialmente o teclado AZERTY na França e Bélgica, o teclado QWERTZ na Alemanha ou teclado QZERTY na Itália, mesmo que o teclado de QWERTY ter sido baseado na utilização da língua inglesa, no Brasil ele foi totalmente incorporado, e os brasileiros se adaptaram totalmente ao seu uso.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.