Home Notícias Tecnologia McDonald’s volta a ser isca em golpe no WhatsApp

McDonald’s volta a ser isca em golpe no WhatsApp

Publicidade

McDonald’s volta a ser isca em golpe no WhatsApp
0
Publicidade

Uma falsa campanha distribuída no Brasil, que promete prêmio nas lojas da rede McDonald’s, voltou a ser propagada via WhatsApp, de acordo com a PSafe, empresa brasileira de segurança e performance mobile. Para atrair as vítimas, os cibercriminosos usam falsos cupons de vale presente da lanchonete, cuja real intenção é baixar programas maliciosos nos celulares.

Segundo especialistas da PSafe, o golpe consiste em receber uma mensagem de um contato conhecido ou de algum grupo do WhatsApp, convidando as pessoas a participarem da promoção e compartilhá-la com seus contatos para obter um cupom no valor de R$ 500,00. O falso comunicado induz o usuário a compartilhar com dez amigos ou grupos para receber o falso voucher.

mcdo_whats

Ao clicar no link do falso voucher, a vítima é direcionada para uma página com a imagem do McDonald’s, que solicita o compartilhamento do link do falso cupom com amigos via WhatsApp. Em seguida, o usuário é orientado a fazer o cadastro em sites maliciosos que efetuam cobranças indevidas ou a baixar apps falsos (que podem infectar o smartphone), deixando o aparelho do usuário vulnerável a outros tipos de crimes ou tendo prejuízo financeiro.

Para evitar esse tipo de golpe, o CEO da PSafe, Marco DeMello, reforça o conceito de que um “cérebro biológico” não é capaz de se defender de um “cérebro eletrônico” (ataque cibernético). Por isso, ter um antivírus instalado no celular é extremamente importante.

O usuário que utiliza um aplicativo de antivírus que possua bloqueio de antiphishing (páginas maliciosas) é alertado sobre a ameaça assim que ele clica na URL, podendo evitar o dano. Além de instalar um programa confiável de antivírus é aconselhável manter o sistema operacional sempre atualizado, nunca abrir anexos com extensões executáveis (.exe) e desconfiar de links que chegam por mensagens.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!