Home Notícias Tecnologia Itália cria robô para realizar trabalhos domésticos

Itália cria robô para realizar trabalhos domésticos

Publicidade

Itália cria robô para realizar trabalhos domésticos
0
Publicidade

(ANSA) – O Instituto Italiano de Tecnologia (IIT) produziu o seu primeiro robô para realizar trabalhos domésticos. Batizado como “R1 – o humanoide pessoal”, o projeto robótico poderá ser comercializado a partir de 2017.

Liderado pelo engenheiro de software Giorgio Metta, o projeto foi criado por uma equipe de 22 jovens cientistas entre mecânicos e especialistas eletrônicos.

Com 1,25 metros, podendo se estender a 1,4m, o robô foi produzido na cor branca, com 50% de plástico, 50% de fibras de carbono e metal, e com as mãos revestidas de couro artificial.

No lugar das pernas, há rodas, e no rosto há uma tela escura, na qual será visível expressões, como os emojis. Com peso aproximado de 50 quilos, o R1 é considerado o irmão do famoso “Icub”, o robô com rosto de uma criança usado para pesquisa em todo o mundo.

Considerado um verdadeiro mordomo, o R1 tem autonomia de três horas e é recarregado através de uma simples tomada. O robô tem duas câmeras de visão, um scanner 3D, alto-falantes e um microfone.

O equipamento ainda possui uma placa de rede sem fio que permite a conexão com a internet, podendo baixar atualizações para o software. O novo produto tecnológico poderá servir café na cama, organizar os armários e até mesmo levar os cachorros para passear.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!