Home Notícias Tecnologia F8: Facebook apresenta novidades em conferência para desenvolvedores

F8: Facebook apresenta novidades em conferência para desenvolvedores

Publicidade

F8: Facebook apresenta novidades em conferência para desenvolvedores
Mark Zuckerberg na conferência anual de desenvolvedores F8 (Foto: Divulgação)
0
Publicidade

Mark Zuckerberg, CEO e fundador do Facebook, apresentou durante a abertura da conferência anual de desenvolvedores, o F8, na última terça-feira (12), sua visão de futuro e as principais iniciativas que a empresa vai trabalhar nos próximos 10 anos.

Zuckerberg disse que o Facebook vai se concentrar em três grandes áreas: conectar 4 bilhões de pessoas que ainda estão offline com acesso mais econômico à internet; desenvolver tecnologias de Inteligência Artificial para criar soluções mais inclusivas, como leitura de fotografias para cegos, ou diagnósticos de problemas médicos, como câncer de pele, por meio de fotografias; e continuar trabalhando na evolução das interfaces de realidade virtual e realidade aumentada, que vão permitir que amigos que não estejam no mesmo espaço físico possam colaborar como se estivessem no mesmo local.

“Estamos construindo tecnologia que vai dar a todos o poder de compartilhar facilmente qualquer coisa, com qualquer pessoa. Seja para se manter em contato com seus amigos, começar um novo negócio ou ajudar a resolver os problemas do mundo, o caminho é conectar todas as pessoas. Só assim vamos progredir. E é por isso que o trabalho que fazemos é tão importante”, afirma Zuckerberg.

Nesta quarta-feira (13) o evento começou trazendo diversos anúncios importantes para criadores de conteúdo.

Facebook Surround 360 – Sistema de hardware e código abertos para câmeras 3D-360

Com o objetivo de acelerar o crescimento do ecossistema 3D-360, o Facebook desenvolveu o Facebook Surround 360, um sistema de hardware e código abertos para captura de vídeo de alta qualidade 3D-360, pronto para produção. O sistema de ponta a ponta traz o design da câmera e código, o que reduz drasticamente o tempo de pós-produção. Além disso, foram anunciadas novas ferramentas para que os criadores de conteúdo possam entender melhor o desempenho dos seus vídeos 360, melhorando a interface do usuário.

API do Facebook Live – Mais possibilidades para produzir e integrar vídeos ao vivo com qualidade de transmissão profissional

Com a API do Facebook Live, organizações de mídia podem alcançar a audiência global do Facebook a partir de transmissões de vídeo com qualidade profissional, além de interagir com o público de formas novas e criativas. A API também possibilita que fabricantes de dispositivos de vídeo possam integrar o Live diretamente em seus produtos.

Gerenciador de Direitos – Novos recursos para gerenciar e proteger direitos autorais de vídeos

O Gerenciador de Direitos vai ajudar produtores de conteúdo a gerenciar e proteger em escala seus conteúdos de vídeo no Facebook. Os produtores de conteúdo vão poder criar e manter uma biblioteca com o conteúdo de vídeo que eles querem monitorar e proteger, criar regras sobre como vídeos individuais devem ser usados, identificar novos conteúdos postados que correspondam com os materiais protegidos e outros.

Vídeo em Múltiplas Páginas e Informações de desempenho unificadas

Também foi anunciado novas formas para que criadores de conteúdo possam postar vídeos em várias Páginas de um mesmo Gerenciador de Negócios. Adicionalmente, também foi disponibilizado dados sobre a performance total desses vídeos que forem postados em múltiplas Páginas: um contador único de visualizações e uma forma simples para ver a performance total deles, reunindo as informações de todos os locais em que ele aparece no Facebook.

Instant Articles – Oficialmente disponível para todos

A rede social também abriu oficialmente o programa Instant Articles para todos os produtores de conteúdo no mundo. Foram divulgados novos dados sobre o uso dos Instant Articles, mais detalhes sobre como conteúdos de marcas podem ser apresentados no produto, além de apresentar diversas parcerias com ferramentas de publicação, como WordPress, e de análise de dados, como Adobe Analytics, comScore, Nielsen.

Na América Latina, hoje, já são mais de 70 publicações usando os Instant Articles.

Facebook Account Kit

O pacote é um kit de APIs que permite aos desenvolvedores facilitarem a vida dos usuários com logins mais rápidos e seguros. Como já acontece em alguns aplicativos, o usuário poderá informar apenas o número do aparelho – sem a necessidade de usuário e senha – e um token é enviado via SMS para fazer o login. O recurso é um avanço do Facebook Login, que permite login em sites e apps de terceiros com seu perfil.

Social Plugin

Muito além do Share Button, o Facebook propõe o uso do “Salvar Links” para guardar páginas de produtos de lojas de e-commerce que estejam em posts na rede social. A ideia é manter o usuário conectado ao objeto de desejo. O recurso de bookmark, que até hoje funcionava para links, vídeos, fotos, locais, músicas, livros, filmes, programas de TV e já ganhou uma aba nova “produtos”. Os sites de lojas online também poderão incluir o botão salvar nas suas páginas de produtos à venda.

Profile Expression Kit

Mudar a imagem do perfil apoiando uma causa ou com conteúdo de um app editor de foto, GIF ou vídeo vai ficar mais fácil para os usuários. Sites e aplicativos que gerem e editem novas fotos/vídeos de perfil com badges, máscaras, símbolos, edições e animações vão poder alterar a sua foto de perfil de acordo com o seu comando no próprio app. A rede social vai liberar um SDK (Software Development Kit) para parceiros que produzam fotos ou vídeos e animações de até sete segundos e em formato MP4.

Sharing Quote

Além de compartilhar um texto inteiro, a rede social quer oferecer a possibilidade para sites e apps de conteúdo permitir que o usuário compartilhe apenas parte do post, livro ou outro documento como uma frase, um parágrafo ou um trecho específico. Sendo assim, o usuário marca e define a parte que deseja compartilhar e um botão de share vai compartilhar apenas aquela parte que o leitor escolheu.

Plataforma Messenger

Os Messenger bots, super esperados, também estão chegando. Os bots, robôs para o Facebook Messenger, criam uma nova maneira para que donos de negócios e lojas possam se comunicar. Os desenvolvedores vão poder personalizar conversas por meio das ferramentas de inteligência artificial da Wit.ai, usando assistentes virtuais. A ferramenta suporta, além do texto das mensagens, imagens e conteúdos interativos. Sendo assim, você pode perguntar e o bot responder questões como previsão do tempo, compras ou pedido de resumo de notícias, por exemplo, como foi mostrado durante a F8.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!