Home Turismo Dunas, sol e mar fazem de Natal um destino perfeito para férias

Dunas, sol e mar fazem de Natal um destino perfeito para férias

Publicidade

Dunas, sol e mar fazem de Natal um destino perfeito para férias
Foto: ASSECOM/RN/Divulgação/Setur
0
Publicidade

Com o sol brilhando praticamente o ano todo, Natal é a escolha perfeita para as férias. A cidade foi abençoada com natureza exuberante, com suas praias, lagoas e dunas, além de prédios históricos e cartões-postais conhecidos no país inteiro como o Morro do Careca e o Forte dos Reis Magos. A culinária e o artesanato local são outros fortes atrativos: não deixe a capital potiguar sem provar os deliciosos pratos feitos a base de frutos do mar e comprar lembrancinhas confeccionadas com a areia colorida das dunas de Tibau.

QUANDO IR

O clima de Natal é quente, com média de 300 dias de sol por ano e as chuvas estão concentradas entre abril a julho. Se você procura agito, entre os meses de novembro e dezembro acontece o Carnatal, Natal em Natal e várias outras atrações de final de ano. Além disso, as festas de verão no litoral potiguar também são um atrativo a mais e que você pode conferir em nossa Agenda Cultural.

CURIOSIDADES

Natal é uma das capitais mais antigas do Nordeste. Foi inaugurada em 25 de dezembro de 1599. Já o Forte dos Reis Magos foi inaugurado no dia de Reis, em 6 de janeiro de 1681.

Além das praias belíssimas e das lagoas naturais, a capital do Rio Grande do Norte brinda seus visitantes com atrações únicas e experiências culturais e gastronômicas incríveis. Destaque para os passeios pelas dunas de Genipabu, para o maior cajueiro do mundo, localizado no município vizinho de Parnamirim e a bela movimentação dos barcos no rio Potengi.

Quer conhecer o litoral do RN? Se liga em nossas dicas

ATRAÇÕES

Prepare-se para muita diversão e paisagens lindíssimas ao chegar em Natal. As praias Ponta Negra e Praia dos Artistas são um convite ao banho de mar e aos esportes, assim como as construções históricas do Forte dos Reis Magos e do Centro de Turismo irão te levar por uma viagem à história da cidade.

PRAIAS

Entre as principais praias de Natal estão Ponta Negra, que possui o maior cartão postal da cidade: o Morro do Careca. A duna de 120 metros de altura, na qual é proibido subir por questões ambientais, domina a paisagem. A Praia da Via Costeira mantém os melhores hotéis e resorts , além do Centro de Convenções. Já a Praia dos Artistas é uma das mais agitadas, com ondas altas, ideais para surfe.

FORTE DOS REIS MAGOS

A principal atração histórica de Natal foi cenário de batalhas na época do Brasil Colônia. A fortaleza tem formato de uma estrela de cinco pontas e começou a ser erguida em 6 de janeiro de 1598, Dia de Reis. No século 17, o local foi invadido pelos holandeses, que foram expulsos em 1654.

CAJUEIRO DE PIRANGI

A árvore centenária fica em Parnamirim, a 25 quilômetros de Natal, registrada no Guiness Book como “o maior cajueiro do mundo”. A copa já cobre cerca de 8.500 m2, ou o equivalente a um campo de futebol. A árvore, que movimenta a economia local, deu origem ao Parque Ecológico do Maior Cajueiro do Mundo, com 30 lojas de artesanato no entorno.

CENTRO DE TURISMO

A construção de estilo neoclássico já serviu de residência, asilo de mendigos, orfanato e cadeia pública. Hoje possui 38 lojas de artesanato, restaurante e lanchonetes. Nas noites de quinta-feira acontece o animado Forró com Turista.

ARTESANATO

Comprar artesanato é trazer para casa um pedaço das riquezas naturais do Rio Grande do Norte, que servem como matéria-prima para confeccionar lindas peças. A areia colorida das dunas de Tibau, com 25 tonalidades, decora as tradicionais garrafinhas. O cipó é utilizado para fazer cestas, cadeiras e abajures, assim como as rendas e bordados dão um toque especial às roupas. Os principais locais para venda dessas peças são o Shopping do Artesanato Potiguar e o Centro de Turismo.

PARQUE DAS DUNAS

A maior área verde de Natal, com 1.172 hectares de dunas e Mata Atlântica, pode ser percorrida em trilhas agendadas previamente. No local estão mirantes para o Morro do Careca e para o oceano, anfiteatro para shows e palestras, área de piquenique, biblioteca, lago artificial e parque infantil.

PASSEIOS

A partir de Natal você poderá fazer passeios incríveis para outras localizadas da região, a bordo de bugues ou barcos. Em Genipabu, as manobras radicais dos veículos divertem os turistas, além de ser possível andar de dromedário, como em um deserto do Oriente Médio. Conheça também a bela Praia de Maracajaú e mergulhe nas piscinas cristalinas; vá a Barra do Cunhaú, com gastronomia deliciosa, à base de camarão e as paisagens únicas de Galinhos.

GENIPABU

Uma das melhores maneiras que conhecer as dunas da Praia de Genipabu, distante 24 quilômetros de Natal, é de bugue, com ou sem manobras radicais, você decide! Aproveite e faça um exótico passeio de dromedário, passando pela Lagoa de Pitangui. Na Lagoa de Jacumã, a diversão fica por conta da descida pela duna, feita de duas maneiras: em uma prancha de madeira ou utilizando uma tirolesa sustentada por um cabo de aço.

PRAIA DE MARACAJAÚ

Localizada a 80 quilômetros de Natal, nesta praia você poderá fazer emocionantes passeios de quadriciclo pelas dunas e de barco para conhecer os parrachos, piscinas naturais onde observará peixes, recifes e corais durante um mergulho. Na maré baixa, a visibilidade aumenta e é possível mergulhar com snorkel.

Um paraíso chamado São Miguel do Gostoso

PRAIAS DE PIPA E CACIMBINHAS

As famosas praias de Pipa ficam a 82 quilômetros de Natal, e são conhecidas pelas belezas naturais daBaía dos Golfinhos, Chapadão e das falésias da Praia de Cacimbinhas, cobertas pela Mata Atlântica.

BAÍA FORMOSA

A baía fica na divisa com a Paraíba, a 94 quilômetros de Natal. Muito visitada por golfinhos, a região pode ser explorada durante um passeio de bugue, que segue pela costa até a Praia de Sagi, conhecendo a famosa Lagoa da Coca-Cola, com águas escuras e mornas.

BARRA DO CUNHAÚ

Fica a 85 quilômetros de Natal, emoldurada por coqueirais e com uma praia repleta de piscinas naturais. A região se destaca pela criação de camarão, transformando sua gastronomia em atração turística. Por lá, você ainda pode fazer um passeio de barco pelo Rio Curimataú, entre os manguezais, com parada para banho na paradisíaca Praia da Restinga.

GALINHOS

Esse paraíso fica em uma península do litoral norte do Rio Grande do Norte, a 160 quilômetros de distância da capital. Considerada uma das mais belas praias do Brasil, Galinhos apresenta cenário formado por dunas, salinas, manguezais, rio, farol e uma vila de pescadores.

HOSPEDAGEM

Ao procurar por hospedagem em Natal, observe o local onde está instalado o hotel ou pousada. Isso irá te ajudar a definir o perfil de estadia que você quer. Ponta Negra, que fica a 12 quilômetros do Centro, possui muitos restaurantes, bares, hotéis e tem uma vida noturna agitada. A Via Costeiraconcentra muitos resorts, mas não tem muito comércio, ideal para quem quer sossego. Já a Praia dos Artistas, a faixa de areia mais urbana da cidade, tem ótimos bares, restaurantes, lojas e serviços.

Publicidade

Romário Nicácio Administrador de Redes. Redator e co-fundador do Portal N10. Redator de sites desde 2009.
error: Conteúdo protegido, entre em contato ([email protected]) para solicitar a matéria!