Notícias

Conheça a exótica e encantadora Baía Formosa

No litoral sul do Rio Grande do Norte, entre diversas alternativas para as férias de verão, você pode contar com a Praia da Baía Formosa. Aqui é possível garantir momentos de pura diversão e tranquilidade para toda a família. Cercada pelas mais belas paisagens, o visual da praia já é um atrativo por si só, compondo um cenário natural e exótico.

A região

Baía Formosa fica situada no litoral sul do Estado, distante 94 km de Natal – além de 110 quilômetros de João Pessoa (PB) e 220 quilômetros de Recife (PE) pela BR-101. O nome Baía Formosa vem da única baía do litoral do RN, que ao ser encontrada pelos colonizadores portugueses, foi dita a seguinte frase:

Ó, que baía formosa!” – tal frase teria sido exclamada, segundo a lenda.

Em Baia Formosa encontra-se a maior reserva de Mata Atlântica ainda preservada do Rio Grande do Norte: a Mata da Estrela com uma área de mais de 2.000 hectares. Por lá, é possível encontrar a famosa Lagoa da Coca-Cola – que é um atrativo à parte, com suas águas escuras que os nativos acreditam ter poderes medicinais e rejuvenescedores.

lagoa da coca-cola baía formosa
Foto: Viagem em Pauta

A cidade localiza-se às margens de uma baía onde aparecem golfinhos diariamente. O pôr-do-sol no porto da cidade tem um visual indescritível. Não perca o final de tarde no porto, assistindo aos barcos chegando do mar e relaxando ao sabor das ondas.

O município tem apenas duas áreas ocupadas: a cidade de Baía Formosa, que é sua sede municipal, e a localidade de Sagi, onde há bancos de areia monazítica, muito caranguejo, muito peixe e uma reserva do Peixe-Boi. Além, é claro, de tudo o que pode ser encontrado nos longos manguezais totalmente preservados.

Práticas de esportes

É comum encontrar surfistas por toda a costa da Praia de Baía Formosa. A formação geológica da região estrategicamente é ideal para a prática do surf, pois forma muitas ondas. O mais famoso surfista de lá, e que recentemente conquistou o ouro nas Olimpíadas de Tóquio, é o Ítalo Ferreira.

As ondas da região são consideradas muito boas e a “tribo do surf” da cidade é respeitada nos circuitos amadores e profissionais de surf de todo o país. Ao longo dos 26 km de orla marítima, tem-se três rios mais expressivos: o Rio Guaju, na divisa com a Paraíba , o Rio Sagi e o Rio Cunhaú.

Dentre as mais belas praias tem-se a Praia dos Olhos D’Água, que ganhou esse nome devido às nascentes de água doce que afloram na areia. Ela é totalmente deserta, com um leve e permanente marulho, fazendo uma escala musical só sua. A Praia do Coqueiral, com o Morro da Cotia, e a Praia dos Golfinhos, mais próxima do pequeno centro urbano de Baía Formosa, são outros destaques.

Atração à parte

Quem está pela Baía Formosa ainda pode aproveitar uma super e divertida atração: os golfinhos. Perto da colônia de pescadores, a conhecida Baía dos Golfinhos, é um atrativo à parte. Diversos grupos de golfinhos ficam pela costa e se você tiver sorte, pode tomar banho com eles e brincar. Claro que o acesso ao mar não é livre e existe fiscalização, para a segurança dos animais.

Estrutura na praia de Baía Formosa

Você encontra conforto, segurança e tudo o que precisa na Baía Formosa. A região é muito bem estruturada com hotéis e pousadas para todo tipo de bolso. Existe também a opção de casas para veraneio para aqueles turistas que desejam um espaço mais exclusivo e um conforto maior que somente esse tipo de imóvel oferece.

Na orla, é possível também encontrar diversos restaurantes e quiosques, mesmo sendo uma região mais deserta. Você não terá problema em receber um bom atendimento enquanto curte a sua praia.

Quer saber mais sobre Baía Formosa? Dá uma conferida no vídeo abaixo:

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
A IA Mia: uma revolução na detecção de tumores. Pílula do exercício: a nova revolução da ciência. Como encontrar o exercício que combina com seu estilo de vida. Você conhece os sintomas da doença celíaca? Conheça estratégias para manter as crianças longe da obesidade! As principais razões por trás da perda capilar reveladas! Transforme sua rotina com estas dicas de beleza! Problemas associados ao uso regular de fones de ouvido Aposte neste chá digestivo depois de comer muito! Conheça dicas para desfrutar do chocolate sem exageros!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.