Conheça a exótica e encantadora Baía Formosa

Conheça a exótica e encantadora Baía Formosa

Conheça a exótica e encantadora Baía Formosa

Baía Formosa fica situada no litoral sul do Estado, distante 94 km de Natal

Romário Nicácio julho 30, 2021 Destaques

No litoral sul do Rio Grande do Norte, entre diversas alternativas para as férias de verão, você pode contar com a Praia da Baía Formosa. Aqui é possível garantir momentos de pura diversão e tranquilidade para toda a família. Cercada pelas mais belas paisagens, o visual da praia já é um atrativo por si só, compondo um cenário natural e exótico.

A região

Baía Formosa fica situada no litoral sul do Estado, distante 94 km de Natal – além de 110 quilômetros de João Pessoa (PB) e 220 quilômetros de Recife (PE) pela BR-101. O nome Baía Formosa vem da única baía do litoral do RN, que ao ser encontrada pelos colonizadores portugueses, foi dita a seguinte frase:

Ó, que baía formosa!” – tal frase teria sido exclamada, segundo a lenda.

Em Baia Formosa encontra-se a maior reserva de Mata Atlântica ainda preservada do Rio Grande do Norte: a Mata da Estrela com uma área de mais de 2.000 hectares. Por lá, é possível encontrar a famosa Lagoa da Coca-Cola – que é um atrativo à parte, com suas águas escuras que os nativos acreditam ter poderes medicinais e rejuvenescedores.

lagoa da coca-cola baía formosa

Foto: Viagem em Pauta

A cidade localiza-se às margens de uma baía onde aparecem golfinhos diariamente. O pôr-do-sol no porto da cidade tem um visual indescritível. Não perca o final de tarde no porto, assistindo aos barcos chegando do mar e relaxando ao sabor das ondas.

O município tem apenas duas áreas ocupadas: a cidade de Baía Formosa, que é sua sede municipal, e a localidade de Sagi, onde há bancos de areia monazítica, muito caranguejo, muito peixe e uma reserva do Peixe-Boi. Além, é claro, de tudo o que pode ser encontrado nos longos manguezais totalmente preservados.

Práticas de esportes

É comum encontrar surfistas por toda a costa da Praia de Baía Formosa. A formação geológica da região estrategicamente é ideal para a prática do surf, pois forma muitas ondas. O mais famoso surfista de lá, e que recentemente conquistou o ouro nas Olimpíadas de Tóquio, é o Ítalo Ferreira.

As ondas da região são consideradas muito boas e a “tribo do surf” da cidade é respeitada nos circuitos amadores e profissionais de surf de todo o país. Ao longo dos 26 km de orla marítima, tem-se três rios mais expressivos: o Rio Guaju, na divisa com a Paraíba , o Rio Sagi e o Rio Cunhaú.

Dentre as mais belas praias tem-se a Praia dos Olhos D’Água, que ganhou esse nome devido às nascentes de água doce que afloram na areia. Ela é totalmente deserta, com um leve e permanente marulho, fazendo uma escala musical só sua. A Praia do Coqueiral, com o Morro da Cotia, e a Praia dos Golfinhos, mais próxima do pequeno centro urbano de Baía Formosa, são outros destaques.

Atração à parte

Quem está pela Baía Formosa ainda pode aproveitar uma super e divertida atração: os golfinhos. Perto da colônia de pescadores, a conhecida Baía dos Golfinhos, é um atrativo à parte. Diversos grupos de golfinhos ficam pela costa e se você tiver sorte, pode tomar banho com eles e brincar. Claro que o acesso ao mar não é livre e existe fiscalização, para a segurança dos animais.

Estrutura na praia de Baía Formosa

Você encontra conforto, segurança e tudo o que precisa na Baía Formosa. A região é muito bem estruturada com hotéis e pousadas para todo tipo de bolso. Existe também a opção de casas para veraneio para aqueles turistas que desejam um espaço mais exclusivo e um conforto maior que somente esse tipo de imóvel oferece.

Na orla, é possível também encontrar diversos restaurantes e quiosques, mesmo sendo uma região mais deserta. Você não terá problema em receber um bom atendimento enquanto curte a sua praia.

Quer saber mais sobre Baía Formosa? Dá uma conferida no vídeo abaixo:

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos