Voltalia instala centro mundial de operações em energia eólica no RN

Voltalia instala centro mundial de operações em energia eólica no RN

Voltalia instala centro mundial de operações em energia eólica no RN

Rafael Nicácio outubro 7, 2020 Destaques

O Rio Grande do Norte ganha até o fim deste ano mais um equipamento para consolidar sua liderança nacional no setor de energia eólica. A multinacional Voltalia está finalizando a instalação do seu centro mundial de operações de energias renováveis no município de Mossoró.

O prédio, que será o coração da empresa de origem francesa, foi visitado no início da noite desta quarta-feira (7) pela governadora Fátima Bezerra e pela equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). Desde o centro, que é o primeiro dessa categoria no RN, a Voltalia irá controlar empreendimentos em mais de 20 países, 24h por dia nos sete dias da semana. A estrutura de primeira linha, que começa os testes de operação remota dos parques no próximo dia 13, representa um investimento de R$ 4,6 milhões, com 90 empregos de alta qualidade.

“Sinto muito orgulho de ver meu estado abrigar uma inovação dessa magnitude. É um investimento muito importante, abrigando 90 empregos de alta qualidade, absorvendo a mão-de-obra qualificada produzida pelas nossas instituições de ensino. Isso mostra que a aposta na educação gera resultados, assim como na parceria entre público e privado”, comentou a governadora.

Voltalia instala centro mundial de operações em energia eólica no RN
Elisa Elsie – ASSECOM

A chefe do Executivo estadual recebeu em janeiro deste ano, do CEO Robert Klein, a notícia de que Mossoró sediaria o centro mundial da Voltalia. Nesta visita foi acompanhada pelo diretor nacional de operação e manutenção, Eduardo Rego, e o diretor mundial da empresa Pierre-Jerome Desmarquest que apresentaram todo o portfólio da empresa que é a 4ª em geração de energia eólica e 2ª em investimentos no RN.

“Atualmente temos 590 MW em operação e mais 340 para entrar em operação. Ainda contamos com planta de energia solar contratada de 550 MW, que será a maior do RN, e fica pronta até o final de 2022”, detalhou Eduardo Rego.

Atualmente a Voltalia conta com investimentos em São Miguel do Gostoso, Serra do Mel e Areia Branca, onde está construindo aquele que será o maior cluster de energia solar e eólica do mundo. A previsão é de que a empresa invista R$ 2,5 bilhões no estado até 2023.

O RN conta com uma geração de energia eólica de 4,6 GW, além de ter mais 3,5 GW contratados, garantindo a liderança na geração de energia eólica para o Brasil. “Todo o nosso trabalho, sob a orientação da governadora, visa dar garantia para os empreendedores. O estado é parceiro de quem gera emprego e renda. Por isso estamos atraindo cada vez mais investimento”, destacou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos