Notícias

Você sabia? Corrida diminui os riscos de câncer de mama

O câncer de mama é um dos que mais mata mulheres no Brasil e no mundo. Em 2016, foram registrados 58 mil casos no País. Pensando nisso, foi criada a campanha “Outubro Rosa” com a intenção de deixar as mulheres mais bem informadas quanto as maneiras de prevenção da doença.

Assim como na maior parte das doenças crônicas, a prevenção do câncer de mama pode estar relacionada com a prática da atividade física e o sedentarismo. Um estudo apresentado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) comprovou que cerca de 25% dos casos de câncer de mama e de cólon poderiam ser evitados se os pacientes praticassem exercícios físicos.

Gabriela Sanches, embaixadora da HOKA ONE ONE Brasil e educadora física, explica que a prática de atividade física para as mulheres regula o ganho de massa óssea, de massa muscular e o metabolismo, além da prevenção contra doenças mais graves. “As atividades físicas na vida das mulheres reduzem muito a utilização de remédios para ansiedade, depressão e pânico, graças ao bem-estar que elas proporcionam e à liberação de hormônios que fazem a regulação do organismo. O exercício físico melhora a autoestima da mulher, o sono, o humor, regula o peso, e com isso evita doenças”, explica a professora de aulas de funcional e corrida.

Gabriela conta também que os exercícios ajudam a reduzir os efeitos negativos do período menstrual como a ansiedade e a vontade de comer doces, pois após o exercício liberamos dopamina e endorfina. “A atividade física promove o equilíbrio dos níveis de hormônios, reduz o tempo de trânsito gastrointestinal, fortalece as defesas do corpo e ajuda a manter o peso corporal adequado. Com isso, contribui para prevenir contra alguns tipos de câncer, inclusive o de mama”, diz.

Quanto a prática da corrida pelas mulheres, elas têm mais tendência a desenvolver lesões nos joelhos por aspecto de anatomia, mas nada muito grave. Gabriela recomenda apenas tomar cuidado na prescrição e dosagem dos treinos. “Não existe muita diferença entre mulher e homem. Mulheres também ganham massa muscular, porém existe uma dificuldade maior por conta dos hormônios femininos. O ganho para elas geralmente é mais lento, por uma questão hormonal. Na corrida, temos que respeitar sempre a individualidade biológica de cada indivíduo e manter uma regularidade para que as práticas se tornem efetivas”, finaliza a também corredora.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.