ColunasWagner Santos

Você é MEI? Saiba como investir com o Auxílio Emergencial 2021

Quem é Microempreendedor Individual (MEI) sabe que as pequenas e médias empresas no Brasil tem problemas comuns do dia a dia da vida de um empresário. Em resumo, não é por que se trata de um negócio de menor porte que os problemas não existem. Inclusive, em muitos casos, os conflitos que uma pequena ou média empresa precisa enfrentar são grandes e necessitam das soluções mais criativas possíveis.

E é exatamente por isso que todo e qualquer investimento que é feito em um negócio desse tipo deve ser bem pensado e envolve um fator de decisão importante para a rotina de quem montou a empresa.

Atualmente, o Auxílio Emergencial está sendo pago pela Caixa Econômica Federal (CEF) para um conjunto significativo de pessoas que são microempreendedoras individuais – MEI’s – e, embora uma parte destas pessoas esteja usando o valor do benefício emergencial para contribuir com o orçamento doméstico e familiar, é fato que muitas delas também querem usar este dinheiro para investir em suas respectivas empresas. A Caixa já vai iniciar o pagamento da 3ª parcela do auxílio emergencial.

Por isso, confira logo abaixo uma lista de investimentos que você, enquanto microempreendedor individual (MEI), pode fazer na sua empresa usando os valores recebidos do Auxílio Emergencial do Governo Federal.


Auxílio Emergencial 2021: Dicas de investimentos para fazer na empresa com o valor do benefício

Em primeiro lugar, é importante esclarecer que é de conhecimento de todos que o valor do Auxílio Emergencial neste ano de 2021 está longe do ideal. Inclusive, em algumas oportunidades, alguns integrantes do Governo também já reconheceram esta realidade em que o valor que está sendo pago no momento está distante de atender a necessidade de quem o recebe.

Porém, não há previsão de que o Auxílio Emergencial venha a aumentar o valor das suas parcelas. E, diante disso, é preciso fazer o melhor possível com aquilo que se tem. E é principalmente por isso que as dicas que vão ser dadas na lista logo em seguida dizem respeito a investimentos que podem ser feitos no negócio com este orçamento mais limitado.

Confira logo abaixo.

Fazer um curso de capacitação

Em tempos de crise, o conhecimento se torna uma importante estratégia de mercado. Afinal, saber o que fazer e, principalmente, como fazer é o que pode diferenciar um empresário de outro, especialmente em momentos como este.

Obviamente, não é o momento para você comprar o curso mais caro do mercado. Mas com um pequeno valor, é possível investir em uma capacitação mais rápida, que possa garantir um nível de conhecimento extra sobre como fazer a sua empresa continuar em atividade diante das novas demandas que a pandemia apresentou para a sociedade.

Então, nesse sentido, se houver o interesse, procure por um curso no qual você possa investir e aumentar o seu conhecimento de mercado. Se for um curso específico da sua área de atuação, melhor ainda.


Um site para a sua empresa

Embora a criação de um site pareça, para muitas pessoas, um elemento básico da abertura de qualquer empresa, para muitas outras, isso nem mesmo chegou a ser considerado.

Na opinião de algumas pessoas, um site pode ser somente um acessório, e que não vai fazer diferença para o dia a dia da empresa. Porém, nestes tempos em que o ambiente digital é onde as melhores oportunidades estão, não dá para ficar esperando pelo melhor momento para começar a sua presença online.

Em resumo, a sua empresa precisa ter um site, por mais simples que ele seja. Você não precisa criar um site de grande porte da noite para o dia. Nesse momento de orçamento limitado, é provável que você não possa pagar por um site cheio de funcionalidades. Mas é possível criar uma página simples em um primeiro momento e ir investindo nela com o passar do tempo, conforme o orçamento disponível para tal vai aumentando.


Investir em divulgação na Internet

Em tempos de isolamento social, investir em divulgação na Internet é um dos melhores caminhos. E fazer esse tipo de divulgação online nunca foi tão fácil como é atualmente.

Hoje em dia, em redes sociais como o Facebook e o Instagram, por exemplo, você pode pagar por planos específicos de divulgação. Planos em que você pode escolher o tipo de anúncio, o período de tempo em que ele vai ficar aparecendo na rede social. E até mesmo para quem o seu produto e/ou serviço vai aparecer.

Por isso, separe uma parte do dinheiro para investir na divulgação da sua empresa nas redes sociais. E com isso, quem sabe a sua empresa não ganha alguns seguidores a mais. Afinal, aumentar a sua clientela não precisa ser feito apenas no ambiente físico. No ambiente digital, ampliar o alcance da sua empresa é tão possível quanto necessário.

Outra opção seria investir em publieditorial em grandes portais de noticias afim de melhorar a divulgação e presença na internet.


Investir em uma conta de investimentos

A sua empresa tem uma própria conta bancária onde se pode investir dinheiro a longo prazo? Se isso ainda não acontece dentro do seu negócio, já passou do momento de começar a considerar esta possibilidade. Afinal, não somente você, enquanto pessoa física, pode investir dinheiro, mas também como pessoa jurídica.

Geralmente, quem investe como pessoa jurídica utiliza esta estratégia para não misturar os seus investimentos pessoais com os investimentos que são próprios do negócio. Afinal, o ideal é que o dinheiro da empresa não se confunda com as contas domésticas.

Nesse sentido, faça as contas de quanto você pode investir para a sua empresa e comece a fazer isso o quanto antes for possível. Dessa forma, quem sabe daqui algum tempo, esse montante investido já tenha dobrado, ou até mesmo triplicado de valor. E então, vai ser o momento de utilizar este dinheiro para melhorar o seu negócio.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo