Vereadores são empossados para mandato 2017-2020 em Natal
Foto: Epídio Júnior

Vereadores são empossados para mandato 2017-2020 em Natal

janeiro 2, 2017 0 Por Romário Nicácio

Os 29 vereadores de Natal, eleitos no ano passado para o mandato 2017-2020, tomaram posse em sessão presidida pela vereadora Eleika Bezerra (PSL), vereadora com mais idade entre os parlamentares eleitos.

Um a um os vereadores foram chamados a prestar juramento para o mandato que passam a assumir pelos próximos quatro anos. A nova legislatura tem uma bancada feminina maior que anterior com oito vereadoras e, dentre os 29 parlamentares, 15 renovaram o mandato.

Foram empossados Raniere Barbosa (PDT), Carla Dickson (PROS), Ubaldo Fernandes (PMDB), Luiz Almir (PR), Natália Bonavides (PT), Júlia Arruda (PDT), Ana Paula (PSDC), Bispo Francisco de Assis (PRB), Kleber Fernandes (PDT), Eudiane Macedo (SD), Chagas Catarino (PDT), Aroldo Alves (PSDB), Felipe Alves (PMDB), Wilma de Faria (PTdoB), Preto Aquino (PEN), Franklin Capistrano (PSB), Eleika Bezerra (PSL), Sandro Pimentel (PSOL), Cícero Martins (PTB), Ney Lopes Jr. (PSD), Paulinho Freire (SD), Dinarte Torres (PMB), Eriko Jácome (PTN), Robson Carvalho (PMB), Fernando Lucena (PT), Nina Souza (PEN), Klaus Araújo (SD), Aldo Clemente (PMB) e Sueldo Medeiros (PHS).

A solenidade ocorreu no plenário Érico Hackradt, no Palácio Padre Miguelinho, sede do poder legislativo municipal e contou com a presença do representante do governador do estado, José Alves Terceiro Neto; deputados estaduais Márcia Maia (PSDB), Albert Dickson (PROS) e Jacó Jácome (PSD); presidente da OAB-RN, Paulo Coutinho; bem como profissionais da imprensa, assessores, populares, servidores da Câmara, amigos e familiares dos vereadores, representantes da Forças Armadas e secretários municipais.

Presidente da Casa

O vereador Raniere Barbosa (PDT) foi eleito novo presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Natal para o biênio (2017-2018). Em sessão especial para a eleição ele obteve 28 votos dos vereadores que foram empossados momentos antes disputando com o, até então, presidente, Franklin Capistrano (PSB), que obteve um voto

O presidente Raniere Barbosa ocupa a Mesa Diretora por dois anos, junto ao primeiro vice-presidente Ney Júnior. (PSD), a segunda-presidente Wilma de Faria (PTdoB), o primeiro secretário Dinarte Torres (PMB) e a segunda secretária Ana Paula (PSDC). O encaminhamento do voto à Raniere foi feito pelo vereador Paulinho Freire (SD). “Raniere será o presidente de todos 29 vereadores. Acredito muito nesta legislatura porque está chegando aqui na Casa, vereadores novos, sinto que será uma Câmara diferente”, afirmou.

Por sua vez, o candidato Franklin Capistrano (PSB) que assume o sétimo mandato avaliou sua gestão e pediu a continuação do trabalho. “Sou candidato atendendo à solicitação da população e também dos funcionários da Câmara”, disse.

O vereador Raniere Barbosa eleito presidente da Câmara para o biênio 2017-2018 falou em seu discurso sobre os projetos da sua gestão. “Vou buscar a aproximação da Câmara com a população. Construímos um projeto de gestão para a nossa Casa Legislativa e vamos avançar muito nesse biênio. Estou preparado e sou abnegado em cumprir objetivos”, afirmou o presidente.

A composição da nova Mesa Diretora é a seguinte:

PRESIDENTE – Raniere Barbosa (PDT)
1º VICE-PRESIDENTE – Ney Lopes Júnior (PSD)
2º VICE-PRESIDENTE – Wilma de Faria (PTdoB)
3º VICE-PRESIDENTE – Ériko Jácome (PTN)
1º SECRETÁRIO – Dinarte Torres (PMB)
2º SECRETÁRIO – Ana Paula (PSDC)
3º SECRETÁRIO – Eudiane Macedo (SD)
4º SECRETÁRIO – Carla Dickson (PROS)

O vereador Raniere Barbosa é formado em Ciências Contábeis, pós-graduado em Direito Administrativo e em Gestão Pública. A trajetória profissional do vereador começou na iniciativa privada, muito jovem foi bancário, em seguida consultor e empresário, também teve um escritório de assessoria contábil e jurídica. Foi secretário Executivo do Gabinete Civil, na primeira gestão do prefeito Carlos Eduardo, secretário de Assuntos Parlamentares.

Posteriormente, assumiu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comunitário, e também assumiu por duas oportunidades a Secretaria Serviços Urbanos de Natal, em 2007 e em 2013. O trabalho à frente da secretaria o levou a disputar sua primeira eleição, em 2008, para vereador, a campanha foi vitoriosa. Também venceu as eleições de 2012 e de 2016, quando foi o vereador mais votado.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!