Destaques, Educação

Veja dicas para a prova de inglês do Enem

A prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode não ser tão fácil de resolver especialmente quando se considera o fator língua estrangeira, mas obter bom desempenho certamente pode ser um fator diferencial. De acordo com microdados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 55,7% dos participantes do Enem 2017 optaram pelo idioma espanhol: um total de 3,7 milhões entre 6.731.341 pessoas.

Apesar dos números, o inglês é a avaliação que registra o maior desempenho entre os estudantes: em média, são 55% de acertos. A língua inglesa é escolha de 2,9 milhões de pessoas (44,3%). Os participantes precisam responder cinco questões de língua estrangeira. Embora os textos sejam apresentados no idioma escolhido, as questões são formuladas em português. Por isso, algumas dicas podem facilitar a compreensão na hora da prova e ajudar o estudante a garantir a nota do Enem. Confira abaixo:

  1. Identificar as palavras-chaves:

As palavras-chaves são os termos que concentram as ideias principais do texto. Identificá-las permite compreender o tema central, identificar os pontos abordados pelo autor e associá-lo à alternativa correta.

  1. Crie vocabulário

De início, criar vocabulário pode parecer difícil para o estudante que não tem grandes afinidades com o idioma estrangeiro. No entanto, para melhorar os níveis de compreensão e interpretação de texto em inglês, criar o hábito de ler é fundamental. A leitura pode ser feita, inicialmente, por textos simples e curtos, identificando termos essenciais (sujeito e predicado) e acessórios da oração.

Cuidado: evite fazer traduções literais dos termos, o que pode levar a interpretações equivocadas. É importante conhecer os sentidos (polissemia) que podem ser expressos pelo mesmo termo.

  1. False friends: cuidado!

Calma: a expressão em inglês não diz respeito às “falsas amizades” da vida real, mas aos chamados “falsos cognatos” na língua portuguesa. Apesar de existirem palavras similares em ambos os idiomas, é preciso identifica-los para não cometer equívocos na interpretação e cair em possíveis pegadinhas da prova.

  1. Estudar gramática

Compreender a gramática é outro ponto fundamental, apesar do caráter interpretativo do exame. Entre assuntos e conceitos básicos estão: tempos verbais, vozes do verbo (passiva e ativa), discurso indireto (reported speech), pronomes entre outros assuntos.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.