Vacina contra 4 tipos de meningite passa integrar calendário vacinal de Natal

junho 9, 2020 0 Por Rafael Nicácio
Vacina contra 4 tipos de meningite passa integrar calendário vacinal de Natal

Desde o dia 8 de junho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal) iniciou um novo tipo de ciclo vacinal contra a meningite. A mudança ocorreu em todas as salas de imunização do município através da Meningocócica ACWY, que passou a integrar o calendário da capital, destinada a adolescentes de 11 e 12 anos de idade. Antes, o imunobiológico disponibilizado tinha função de proteger apenas contra o tipo C da doença. A nova vacina conjugada, disponibilizada pelo Ministério da Saúde, é mais eficiente e completa.

“Vamos continuar recebendo os dois tipos de imunização, contudo, a Meningocócica ACWY, que imuniza contra quatro tipos de meningite é ofertada aos adolescentes; já a Meningocócica C vai ser utilizada em crianças de 03 meses a 01 ano, visto que também é necessário imunizar esse público de forma precoce como forma de prevenção”, indica Vaneska Gadelha, Chefe de Agravos Imunopreveníveis de Natal.

O procedimento operacional padrão, desenvolvido pelo Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) orienta que a Meningocócica C “deve ser aplicada aos 03 e 05 meses, com reforço aos 12 meses. Para a Meningocócica ACWY basta uma dosagem única para imunizar o indivíduo jovem”.

Sobre a Meningite

A Meningite é uma doença grave, que provoca inflamação das meninges – membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, podendo ser causada por vírus ou por bactéria. O risco de contrair meningite é maior entre crianças menores de cinco anos, principalmente até 1 (um) ano de idade. No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. A ocorrência das meningites bacterianas é mais comum no outono-inverno e das virais na primavera-verão.