Unidades de Saúde de Natal recebem testes rápidos para COVID-19

abril 24, 2020 0 Por Rafael Nicácio
Unidades de Saúde de Natal recebem testes rápidos para COVID-19

Quatro unidades de saúde da cidade passam a testar de forma rápida, a partir desta segunda-feira (27), a detecção de anticorpos contra o novo coronavírus. Os testes terão público alvo profissionais sintomáticos que trabalham nos serviços de saúde, segurança pública e pessoas com diagnóstico de síndrome gripal que residam no mesmo domicílio desses grupos. O resultado sai em 15 minutos e a realização tem objetivo de avaliar esse público para que eles possam retomar suas atividades essenciais e também visa uma forma mais precisa de dar continuidade às medidas de isolamento, acompanhamento e intervenção com maior precisão. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal) recebeu 2.081 unidades do teste através do Ministério da Saúde (MS).

“Esses testes são importantes para que a gente possa ter maior controle da situação epidemiológica aqui na cidade. Além de conseguir determinar com mais precisão o quantitativo de pessoas infectadas no município através da notificação, nossas equipes de saúde vão conseguir orientar o que a pessoa deve fazer em caso de desfecho positivo ou negativo para COVID-19”, analisa a médica Laís Crisanto, do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal).

O procedimento para testagem será realizado através de agendamento telefônico e os candidatos ao teste serão encaminhados para a USF Santarém (zona norte), USF Nazaré (zona oeste), Centro de Saúde de Candelária (zona sul) e Policlínica Zeca Passos (zona leste) após o sétimo dia dos sintomas, período necessário para produção de anticorpos detectáveis contra o SARS-CoV-2 atingir sensibilidade de 86% no corpo humano. Ao identificar síndrome gripal, caracterizada por febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória, os profissionais podem entrar em contato através dos telefones (84) 996657002 ou 98117-8325 de segunda a sexta, das 8h às 20h. O fluxo de atendimento ainda determina o paciente aguardar 72 horas após o desaparecimento dos sintomas para melhorar a precisão.

Os testes rápidos disponibilizados são do tipo SARS-CoV-2 Antiboty test®, da fabricante Guangzhou.

Confira as unidades onde serão realizados os testes rápidos:

  • USF Santarém – Av. Rio Doce,12. Conjunto Santarém;
  • USF Nazaré – R. Rubens Mariz, 447. N. Sra de Nazaré;
  • Centro de Saúde de Candelária – R. Nossa Senhora da Candelária, 3402. Candelária;
  • Policlínica Zeca Passos – Praça Augusto Severo, S/N. Ribeira.