DestaquesEconomia

Uber vai dar bônus para motoristas que evitarem cancelamentos

Os valores adicionais podem variar de R$ 150 até R$ 1.500 no mês

A fim de melhorar o minguado ganho dos motoristas, a Uber decidiu implementar um pacote de iniciativas neste último trimestre do ano — período em que a demanda por viagens aumenta significativamente. Uma das medidas permite que os autônomos recebam até R$ 1.500 extras em um mês, se evitarem cancelamentos, além de bônus extras pela indicação de novos parceiros.

Os parceiros poderão aumentar a sua renda através da indicação de novos condutores e também a partir de promoções de ganhos adicionais, que serão disponibilizadas ao longo de 11 semanas.

A Grana Extra, por exemplo, oferece um bônus aos que completarem um número mínimo de viagens semanalmente mantendo, no período, os mesmos níveis de aceitação e cancelamento do Uber Pro, o programa de vantagens da plataforma. Os valores adicionais podem variar de R$ 150 até R$ 1.500 no mês. As informações sobre as regiões participantes serão atualizadas semanalmente na página da campanha.

Já a iniciativa Indique e Ganhe permite receber até R$ 1.500 por cada parceiro novo que se cadastrar e realizar viagens a partir de uma indicação. À medida que o novo motorista completar as primeiras viagens, quem fez a indicação já pode receber uma parte do valor. Ao completar 100 viagens, a indicação resulta no valor integral para quem indicou. Enquanto isso, o indicado pode ser remunerado com bônus de R$ 500. Os motoristas podem indicar até 50 pessoas, podendo receber até R$ 75 mil.

Para evitar cancelamentos

As soluções foram desenvolvidas pela Uber para atender à maior demanda pelo serviço de mobilidade. Em geral, no fim do ano, a tendência é de um aumento expressivo nas solicitações de viagens. Agora em 2021, no entanto, com a flexibilização das medidas de combate à Covid-19 e o retorno à normalidade, a empresa prevê crescimento ainda maior.

Clientes têm reclamado na internet sobre a alta incidência de cancelamentos de viagens por parte dos motoristas. Nesta semana, o G1 mostrou que uma noiva, a advogada pernambucana Nathália Andrade, de 34 anos, precisou dirigir 25 km até o próprio casamento, de vestido branco e véu, após ter mais de 20 corridas canceladas no transporte por aplicativo, chegando, para desespero do noivo, com uma hora e 20 minutos de atraso para a cerimônia.

Motoristas confessaram que têm recusado corridas que partem a mais de dois quilômetros de distância de onde estão por causa da alta dos combustíveis, visto que o aplicativo só os remunera a partir do momento em que o passageiro entra no carro. Para resolver o problema, a Uber tem desenvolvido iniciativas para aumentar ganhos dos parceiros, como a Corrida Prioridade (que permite ao passageiro furar fila se pagar mais caro) e os bônus de fim de ano.

Com o aumento constante dos combustíveis, a Uber também vem intensificando esforços para ajudar os motoristas parceiros a reduzirem seus gastos, com parcerias que oferecem desconto em combustíveis, por exemplo, assim como tem feito revisões e reajustado os ganhos dos parceiros, em diversas cidades, além de lançar promoções com ganhos adicionais em viagens de curta distância. A Uber Conta, por exemplo, que permite aos parceiros receber os ganhos logo após cada viagem, lançou em parceria com o Digio e a Elo uma promoção que vai sortear 8 carros 0km, 160 smartphones com plano pago por um ano, e 1.600 vouchers de combustível de R$ 500“, acrescentou a empresa.

Grana Extra da Uber

Grana Extra da Uber

O que é a campanha “Grana Extra”?

A campanha Grana Extra foi criada para motoristas parceiros que realizarem viagens pelo app da Uber durante os dias 18/10/2021 e 31/12/2021.

Durante a campanha, serão propostas semanalmente missões no app para que os motoristas parceiros que tiverem interesse as completem. A participação na campanha e nas missões pelos motoristas parceiros são totalmente opcionais. Os critérios para participar das missões serão número de viagens, taxa de aceitação e taxa de cancelamento na semana. Os ganhos oferecidos na campanha ficam cada vez maiores para os parceiros que completarem as missões por mais de uma semana consecutiva, então quanto mais missões os parceiros completarem, mais eles ganham.

E o melhor é que todos os motoristas parceiros que cumprirem os critérios de participação podem ganhar! É só participar e completar as missões semanais!

Quais serão as cidades participantes?

As cidades participantes em Outubro serão São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Fortaleza, Recife, Salvador, Brasília, Manaus e Curitiba.

Em Novembro, a Uber irá liberar mais cidades participantes.

Como faço para participar da campanha?

É só ligar o app e começar a fazer viagens!

A campanha vai ser automática e valerá para todos os motoristas parceiros. O motorista só precisa manter os requisitos mínimos de taxa de aceitação (mínimo de 60%) e taxa de cancelamento (máximo de 10%) na semana e completar a missão de viagens proposta.

Quem pode participar da campanha?

Todos os motoristas parceiros ativos na plataforma que dirigirem com UberX, Uber VIP, Uber Comfort, Uber Black e UberX Promo das cidades participantes.

Qual será o período da campanha?

A campanha funcionará entre os dias 18/10/2021 e 31/12/2021 e as missões serão semanais.

Quando começam e iniciam as semanas?

Para essa campanha, as semanas sempre se iniciarão às segundas-feiras às 00:01 e finalizarão aos domingos às 23:59.

Como vou saber se completei a missão da semana?

Com as comunicações constantes, você consegue acompanhar suas informações atualizadas e saber se vai finalizar a semana com a missão completada ou não.

Na segunda-feira da semana seguinte a cada desafio, será enviada uma comunicação confirmando se o motorista parceiro conseguiu atingir a missão ou não, além das informações da próxima missão semanal.

Quais viagens são elegíveis?

Todas as viagens completadas nos produtos UberX, Uber VIP, UberX Promo, Uber Comfort e Uber Black. As viagens de outras modalidades não serão consideradas nessa promoção.

O que acontece se eu não completar a missão em uma das semanas?

Como nessa promoção os ganhos são semanais, caso o motorista parceiro não consiga concluir a missão proposta na semana, ele não ganhará o valor referente àquela semana específica.

Além disso, como os ganhos oferecidos aumentam a cada semana e são baseados na conclusão consecutiva das missões anteriores, o motorista que não completar um desafio voltará para o valor inicial da primeira semana do mês.

Exemplo com números hipotéticos:

🗓 O valor inicial do mês era de R$100. O motorista parceiro atingiu a missão da Semana 1 e ganhou o valor de R$100.

🗓 Na Semana 2, como ele atingiu a primeira missão, o valor oferecido será maior, por exemplo, R$150.

✅ Caso o motorista complete a missão da Semana 2, ele receberá R$150 e estará elegível para receber o valor da Semana 3, R$ 200 por exemplo, caso complete novamente a missão.

❌ Caso o motorista não complete a missão da Semana 2, ele não ganhará o valor correspondente àquela semana (R$ 150) e, por não ter completado a segunda missão, ele não estará elegível para receber o valor da Semana 3 (R$ 200). Então, caso ele complete a missão da Semana 3, o motorista parceiro receberá o valor inicial do mês ( R$100).

Posso começar a participar da campanha depois da data de início?

O motorista parceiro estará inscrito automaticamente na campanha, mas pode optar por completar a missão semanal quando e se quiser. O valor do ganho adicional será conforme a conclusão consecutiva das missões. Caso seja a primeira semana do motorista parceiro ou caso ele não tenha atingido a missão anterior, o valor será o inicial do mês. Todos os valores da promoção serão informados na comunicação semanal enviada pelo app.

Preciso começar a participar sempre no primeiro dia da semana?

Não. O motorista parceiro precisa completar a missão proposta na semana para receber o ganho adicional da semana, mas não precisa iniciar no primeiro dia.

⭐️ Mas é importante lembrar que os ganhos adicionais irão aumentando quanto mais semanas o parceiro participar, então quanto antes ele começar a participar e completar as missões, mais chances de acumular ganhos ao longo do mês ele terá.

Quando eu receberei o pagamento da campanha?

O valor da semana será pago até a data de repasse da semana seguinte.

🚀 Exemplo: Caso complete a missão da Semana 1, o motorista parceiro receberá o ganho adicional no ciclo de repasse da Semana 2.

Como as taxas de aceitação e de cancelamento são calculadas?

Para fins específicos da campanha Grana Extra, são consideradas taxas de cancelamento e de aceitação semanais, calculadas com base nas ofertas e viagens da semana de referência. A taxa de cancelamento semanal considera todos os cancelamentos de viagens aceitas pelo motorista parceiro dentro da semana de referência. Para acompanhar a evolução das taxas semanais, confira as comunicações da campanha enviadas pelo app.

É importante lembrar que o app Uber Driver apresenta no perfil dos parceiros taxas de aceitação e de cancelamento calculadas nos últimos 30 dias. No caso específico desta promoção, a taxa de cancelamento semanal considera todos os cancelamentos de viagens aceitas pelo motorista parceiro na semana de referência.

Não estou recebendo a comunicação diária sobre a campanha. O que eu faço?

Todos os motoristas parceiros receberão diariamente uma comunicação com suas informações atualizadas da campanha pelo app.

Mas caso o motorista parceiro não esteja recebendo as comunicações, ele deverá entrar em contato com o suporte pelo app seguindo o passo a passo: Menu > Ajuda > Conta e Repasse de Ganhos > Promoções

Posso ser excluído da campanha?

Sim. A participação de um motorista parceiro pode ser invalidada nos casos de:

(a) Irregularidades detectadas em relação à realização de viagens e manutenção das taxas de aceitação e cancelamento;

(b) Contas de motoristas parceiros desativadas no período da campanha;

(c) Eventuais violações aos Termos de Uso e ao Código da Comunidade Uber pelo motorista parceiro;

(d) Eventuais violações às disposições do regulamento desta campanha pelo motorista parceiro.

O valor que eu recebi na semana não está de acordo com o que eu deveria ter ganhado. O que eu faço?

O valor que o motorista parceiro ganhará na semana caso complete a missão proposta é informado toda segunda-feira. Caso o motorista parceiro receba um valor diferente do informado, ele deverá entrar em contato com o suporte do aplicativo seguindo o passo a passo: Menu > Ajuda > Conta e Repasse de Ganhos > Promoções.

Não recebi meu ganho extra da semana que completei a missão. O que eu faço?

O valor que o motorista parceiro ganhará na semana caso complete a missão proposta é informado toda segunda-feira. E o valor será pago até a data de repasse da semana seguinte.

Caso o motorista parceiro não receba o valor informado, ele deverá entrar em contato com o suporte do aplicativo seguindo o passo a passo: Menu > Ajuda > Conta e Repasse de Ganhos > Promoções.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Uber vai dar bônus para motoristas que evitarem cancelamentos