Notícias

Uber gastou 10,7 bilhões de dólares em nove anos… valeu a pena?

O que torna a Uber a empresa de investimentos privados mais valiosa do mundo? Aqueles que apostam nisso dizem que dados o seu tamanho e crescimento, aliados a uma inspeção de seu desempenho financeiro, podemos ver que a estratégia tem sido muito cara.

A Uber teve poucos problemas para encontrar investidores ainda mais por ela gostar de contar sobre o valor que os passageiros pagam pelo serviço: 37 bilhões de dólares no ano passado. Mas a maioria disso vai para os motoristas, onde o lucro líquido da empresa atingiu 7,4 bilhões. Comparado com empresas públicas com avaliações similares, está muito aquém do esperado.

Desde a sua fundação há nove anos atrás, já foram gastos cerca de 10,7 bilhões de dólares, de acordo com a imprensa especializada no assunto. Na última década, apenas uma tecnologia pública na América do Norte perdeu mais em um ano do que a Uber gastou em 2017. Ninguém queimou tanto na primeira etapa de sua vida, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.

Até o momento, os investidores deram à Uber 17,3 bilhões. E de acordo com uma análise de sua posição financeira, baseada em relatórios da Bloomberg e divulgações voluntárias da empresa, a Uber é uma anomalia corporativa. Poucas empresas na história cresceram tão rapidamente ou perderam tanto dinheiro em tão pouco tempo.

Em 2008, a Micron Technology reportou uma perda líquida de mais de 2 bilhões em um momento em que seus principais produtos foram vendidos por menos do que o custo de produção. As coisas estavam erradas e, no entanto, era menos da metade da perda da Uber – que girou na casa dos 4,5 bilhões no ano passado.

A Amazon, por exemplo, é famosa por suas perdas. Até mesmo na bolha dotcom, a gigante nunca chegou perto de perder tanto quanto a Uber. A sua maior perda foi em 2000:  1,4 bilhões de dólares (ou cerca de dois bilhões ajustados pela inflação). Na maioria dos anos, a Amazon ganha pequenos lucros.

O que os patrocinadores da Uber podem ressaltar, no entanto, é uma taxa quase sem paralelo de crescimento das vendas. No quarto trimestre de 2017, sua taxa de crescimento anual permaneceu forte, cerca de 90% em relação a 2016. Isso é mais rápido do que a maioria das empresas de tecnologia com uma avaliação similar.

A Uber apresentou o triplo de crescimento das vendas no ano passado, fazendo com que a empresa passasse de 40 bilhões para 60 bilhões de dólares. Mas esses números fazem dela um bom investimento? A julgar pelo valor das vendas no mercado – uma maneira de decidir se uma empresa já se tornou cara em relação aos seus concorrentes – a avaliação da Uber é 7,3 vezes a renda anual. Para o grupo de comparação, essa proporção é de 4,2 vezes. Quanto menor for a relação, melhor será o acordo que o investidor obterá. Resumindo: a Uber é bastante cara, se julgarmos unicamente pela renda anual. Geralmente, é preferível avaliar de acordo com o preço dos lucros, mas, claro, a Uber não tem nenhum, de modo que não é uma opção.

Deixando as coisas mais complicadas, a Uber sempre deu aos acionistas e aos meios de comunicação uma imagem mais bonita do que a realidade. Tradicionalmente, você prefere um cálculo de perda que não inclui juros, impostos, compensação baseada em ações e outras despesas. Esta contabilidade ajustada minimiza a escala de perdas ao longo dos anos. A empresa afirmou que números apertados refletem melhor seus negócios. No entanto, concordou em compartilhar os detalhes financeiros com a Bloomberg ao longo de 2017 usando ambas as práticas contábeis em um esforço para ser mais transparente.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.