Mundo

Trump diz estar pronto para ‘resolver’ situação de Pyongyang

Foto: Reprodução / Flickr

(ANSA) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou em entrevista neste domingo (2) que se a China não aumentar a pressão contra o governo da Coreia do Norte, seu governo “resolverá” sozinho os testes de mísseis feitos por Pyongyang.

“Se a China não resolver com a Coreia do Norte, nós iremos. Isso é o que eu te digo”, disse ao jornal britânico “Financial Times”. De acordo com o republicano, seu governo está “pronto para tomar decisões unilaterais para eliminar a ameaça nuclear” dos norte-coreanos.

As afirmações ocorrem poucos dias antes da visita do presidente chinês, Xi Jinping, aos Estados Unidos e Trump destacou que o caso da Coreia do Norte está “no centro” das conversas que os dois líderes terão na Flórida. O líder de Pequim estará nos EUA entre os dias 6 e 7 de abril.

A China tem uma grande influência sobre a Coreia do Norte e a China deve decidir se vai ajudar mais sobre a Coreia do Norte. Se o fizerem, será um bem para a China. Mas, se não fizerem, será bom para qualquer outro”, acrescentou.

Essa não é a primeira vez que o governo Trump ameaça o ditador Kim Jong-un. Recentemente, em um giro pela Ásia, o secretário de Estado, Rex Tillerson, afirmou que a “opção militar” pode ser avaliada pelos norte-americanos caso Pyongyang continue a realizar testes nucleares.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.