Notícias

Deputados pedem agilidade para transposição do São Francisco no RN

Na próxima quarta-feira (22) a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte vai promover uma reunião a fim de discutir a retomadas das obras do São Francisco no Eixo Norte, e já conta com confirmação dos representantes de várias federações da agricultura, comércio, setor produtivo e da igreja, no RN. Alguns deputados estaduais já se pronunciaram sobre a necessidade de agilizar o processo para a transposição das águas do Velho Chico no estado.

Em seu pronunciamento durante a sessão plenária desta terça-feira (21), o deputado Fernando Mineiro (PT) destacou a necessidade do RN de se mobilizar e unir os segmentos empresariais, do setor produtivo e político para não ficar de fora da transposição. O deputado alertou para a necessidade da retomada das obras. “Nós precisamos agir em torno da luta pela retomada das obras do eixo Norte da Transposição. As obras estão paradas desde o final do ano passado e precisamos reagir, caso contrário veremos as águas passarem ao largo do nosso Estado”, ressaltou o parlamentar.

Mineiro informou que parlamentares do vizinho Estado da Paraíba também irão participar da reunião, pois nesse Estado as obras também estão atrasadas. O parlamentar relatou sua participação, no domingo passado, do evento denominado “Inauguração Popular da Transposição”, em Monteiro, na Paraíba, com a presença dos ex-presidentes Dilma Rousseff (PT) e Lula (PT).

Em aparte, o deputado George Soares (PR) também demonstrou sua preocupação com o atraso nas obras do Eixo Norte, através do qual chegarão as águas para a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que atualmente conta apenas com 17% de sua capacidade. “Tivemos algumas chuvas, mas não foram suficientes para a barragem recuperar o seu volume”, disse George.

O presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) afirmou que a luta pela transposição é uma luta da Casa legislativa. “Estamos nesta luta para que as obras do Eixo Norte sejam licitadas para beneficiar o Rio Grande do Norte, pois são apenas pouco mais de 6 Km de obras que precisam ser licitadas. É preciso urgência porque tivemos uma seca prolongada”, afirmou o presidente da Casa, que visitou as obras com uma comitiva parlamentar em 2015.

As águas do São Francisco devem chegar ao RN através da construção de um canal de 6,5 quilômetros de extensão, entre o reservatório Caiçaras até o engenheiro Ávidos, ambos na Paraíba e o pleito é que esta obra seja adiantada.

A água entrará em território potiguar através do rio Piranhas-Açu e seguirá o curso natural do afluente por dois pontos. Pelo ramal Apodi, que levará água para municípios do Alto Oeste, que inclui um projeto de construção de um canal de 113 quilômetros. O outro caminho é pelo outro ramal, o do rio Piranhas, na Paraíba, até a barragem Armando Ribeiro Gonçalves, no Seridó.

O impasse é que as obras do Eixo Norte estão atrasadas. Ele se constitui num percurso de cerca de 400 km, com ponto de captação de águas em solo pernambucano, próximo a Cabrobó. As águas serão transpostas aos rios Salgado e Jaguaribe, até os reservatórios de Atalho e Castanhão no Ceará; ao Rio Apodi e Rio Piranhas-Açu, em solos paraibano e potiguar. Após isso, chega aos reservatórios de Engenheiro Ávidos e São Gonçalo, ambos na Paraíba, e à Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, Santa Cruz e Pau dos Ferros.

“Queremos com esta reunião, criar uma agenda positiva, que inclui visitas in loco e conversas com representantes da Câmara, Senado e Governo Federal”, afirmou o deputado Fernando Mineiro (PT). Os participantes de todas as entidades irão propor ações de luta pelas obras das águas do Rio Grande do Norte.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.