Notícias

“Terceira guerra mundial será nuclear e destrutiva”, alerta ministro russo

Sergei Lavrov fez uma ameaça velada para a Otan não se envolver na Ucrânia

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, alertou que uma terceira guerra mundial “será nuclear e destrutiva”, enquanto as consequências da invasão de seu país à vizinha Ucrânia se intensificam.

Em uma ameaça velada para a Otan não se envolver na Ucrânia, Lavrov disse que qualquer futura guerra mundial seria travada com armas nucleares – uma declaração que vem poucos dias depois que o presidente Vladimir Putin alertou que qualquer país que enviasse tropas para a Ucrânia seria recebido com graves consequências.

De acordo com Lavrov, Moscou estava pronta para entrar em uma segunda rodada de negociações visando alcançar a paz na Ucrânia e acusou Kiev de atrasar deliberadamente o processo a pedido dos Estados Unidos.

“Estamos prontos para a segunda rodada de negociações, mas o lado ucraniano está atrasando [o processo] a pedido dos americanos”, disse Lavrov, segundo a agência de notícias russa TASS.

Biden chama Putin de ditador

Sua declaração veio depois que o presidente dos EUA, Joe Biden, usou ontem seu discurso do Estado da União para rotular Putin de ‘ditador russo’ e declarar que Moscou está ‘mais isolada do que nunca’, ao adicionar sanções ocidentais já estritas com o fechamento do espaço aéreo dos EUA para todos os voos russos.

Lavrov também procurou justificar a invasão da Ucrânia dizendo que as forças da Rússia “não permitirão que a Ucrânia obtenha armas nucleares”, informou a TASS.

Não há evidências de que a Ucrânia tenha armas nucleares ou planos para adquiri-las, embora Lavrov tenha questionado ontem por que os Estados Unidos continuaram a manter armas nucleares em países europeus, apesar do Tratado de Não-Proliferação (TNP). “É inaceitável para nós que as armas nucleares dos EUA ainda permaneçam em vários estados europeus em contradição com os pontos básicos do TNP”, disse o ministro das Relações Exteriores da Rússia em uma conferência de Genebra sobre desarmamento em uma mensagem pré-gravada ontem.

A ameaça velada de Lavrov de um potencial conflito nuclear ocorre apenas um dia depois que ele denunciou a presença de armas nucleares americanas na Europa. “A má prática de missões nucleares conjuntas com a participação de estados não nucleares da OTAN continua. Durante essas missões, o uso de armas nucleares contra a Rússia está sendo praticado”, continuou Lavrov.

“As armas nucleares dos EUA deveriam ter voltado para casa há muito tempo, e a infraestrutura correspondente na Europa deveria ter sido eliminada há muito tempo.”

Enquanto isso, o presidente dos EUA foi recebido com aplausos durante seu discurso nacional ontem, quando passou os primeiros 12 minutos criticando Putin pela invasão e anunciou a criação de uma nova força-tarefa para perseguir os ‘crimes’ dos oligarcas russos. “Estamos vindo para seus ganhos mal-intencionados”, disse Biden, para a rara visão de aplausos de ambos os lados do plenário.

O conflito na Ucrânia atingiu seu sétimo dia nesta quarta-feira (02), e paraquedistas russos desembarcaram na cidade de Kharkiv, depois de três dias de bombardeios e ataques de mísseis que causaram danos maciços.

Zhytomyr e Kiev também viram outros ataques com mísseis – um dos quais derrubou uma torre de televisão da capital, enquanto as forças russas avançavam para a cidade sitiada de Kherson, no Mar Negro, no sul.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.