Mundo

Talibã anuncia anistia geral para funcionários públicos

(ANSA) – O grupo fundamentalista islâmico Talibã confirmou nesta terça-feira (17) anistia geral para todos os funcionários públicos que trabalhavam na gestão do agora ex-presidente Ashraf Ghani, que fugiu para o exterior antes da tomada de Cabul.

Por meio de um comunicado, o Talibã insta os servidores a voltarem ao trabalho. “Uma anistia geral foi declarada, então vocês devem retomar sua rotina com plena confiança”, diz o aviso.

Após ter reassumido o controle do Afeganistão em uma ofensiva que durou poucas semanas e quase não enfrentou resistência, o grupo fundamentalista tenta imprimir um ar de normalidade ao país enquanto consolida o poder.

Nas ruas da capital Cabul, moradores ainda cautelosos começam a se aventurar nas ruas, mas mulheres em público se tornaram raras – se não por ordem direta, ao menos por autopreservação.

O Talibã já governou o Afeganistão de 1996 a 2001, período em que escolas mistas eram proibidas e as mulheres sequer tinham permissão para sair de casa sem a companhia de um parente homem.

Oficialmente, essas medidas ainda não foram restabelecidas, mas as pessoas preferem não arriscar. “O Talibã está patrulhando a cidade em pequenos comboios. Eles não assediam as pessoas, mas todo mundo está com medo”, disse um afegão à agência AFP.

Tentando vender uma imagem de moderação, o grupo vem prometendo “respeitar os direitos das mulheres” e permitir seu acesso à educação, mas essa postura ainda é vista com ceticismo no mundo.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.