DestaquesUniverso

‘Superlua de morango’ ilumina o céu nesta terça-feira (14)

A Lua está cheia e no ponto mais próximo da Terra

Os fãs de astronomia poderão curtir nesta terça-feira (14) a Superlua cheia conhecida como ‘lua de morango‘. Ela já estava visível pouco antes das 5 horas da manhã de hoje, mas, para quem não viu o espetáculo nas primeiras horas do dia, ainda dá tempo de apreciar o fenômeno hoje à noite.

Na maioria dos fusos horários da Terra ela será visível a partir desta terça-feira, embora no Pacífico, na área entre a ilha neozelandesa de Chatham e o leste da linha internacional de data, apareça na madrugada de quarta-feira, informa a NASA.

A Superlua de Morango deste ano também será a lua cheia mais baixa do ano, pois subirá apenas 23,3 graus acima do horizonte na manhã de quarta-feira às 05:56 GMT (08h56 no horário de Brasília), diz a agência espacial.

Segundo Rodolfo Langui, coordenador do Observatório Didático de Astronomia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Bauru, embora Superlua seja um termo popular, o fenômeno agrega dois momentos astronômicos: a Lua na fase cheia e no ponto da sua órbita mais próximo da Terra.

“É um termo popular, que na astronomia chamamos de Lua Cheia de Perigeu. Isso acontece quando a Lua ao girar em volta da Terra, em órbita elíptica, vai ter um momento no mês que vai passar mais próxima da Terra e vai ter momento que ela vai se afastar mais. Como os objetos parecem maiores quando estão mais perto ou menores quando estão mais longe, a Lua também. Mais perto da Terra, parece que ela fica um pouco maior, e quando coincide dela passar pelo perigeu e de ser lua cheia, então temos a Superlua, ou Lua Cheia de Perigeu’’, explicou Langui à Agência Brasil.

O que é a Superlua de morango?

Superluas são normalmente definidas como qualquer lua cheia localizada a uma distância de pelo menos 90% do perigeu, que é o ponto em que a Lua está mais próxima da Terra. A lua cheia em junho está a 357.658 quilômetros do nosso planeta quando nasce ao entardecer, informa o portal Space.com.

Esses tipos de luas são até 30% mais brilhantes do que uma lua cheia normal e 17% maiores, mas da Terra não parecem muito diferentes de uma lua cheia normal.

Por sua vez, a lua cheia de morango deve seu nome à tradição de várias culturas nativas americanas, que o chamam assim porque o fenômeno ocorre durante o curto período de tempo em que os morangos já estão maduros para a colheita.

“Lua de Morango e outros nomes como Lua do Lobo, Lua de Mel, tem origem nas culturas indígenas da América do Norte, dos Estados Unidos. Estes nomes foram inicialmente usados por lá e devido à globalização, ouvimos também por aqui. Mas, são culturais. A cor da Lua não muda. A não ser que a pessoa esteja observando a Lua nascendo no horizonte Leste ou se pondo no horizonte Oeste. Neste momento, não só a Lua, mas qualquer astro quando fica próximo do horizonte, tem um tom mais avermelhado, alaranjado, devido à atmosfera da Terra.’’, disse Langui.

Neste sentido, ele diz que observar a Lua hoje ao pôr do Sol, pode ser um excelente espetáculo. “Você vai esperar o Sol se pôr e olhar para o horizonte Leste, que é o momento em que a Lua estará nascendo. É uma das mais belas visões da astronomia. Mas, ela vai ficar no céu a noite toda. Se tiver um binóculo, melhor ainda”.

Outros eventos

Para este mês de junho, ainda tem conjunção dos planetas Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno que já é possível ser observada a olho nu. No dia 24, o ápice, com a Lua se juntando ao alinhamento dos cinco planetas. A próxima Superlua está prevista para 13 de julho.  

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Romário Nicácio

Administrador de Redes. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento. Redator de sites desde 2009, passando pelo Notícias da TV Brasileira (NTB), Blog Psafe e vários outros de temas variados. E-mail: romario@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.