Destaques, Economia

Standard & Poor’s alerta para rebaixamento do Brasil, caso reforma da Previdência seja adiada

standard-e-poors

A agência de classificação de risco Standard & Poor’s emitiu um alerta afirmando que a nota soberana do Brasil pode ser rebaixada caso a reforma da previdência não seja aprovada em tempo hábil para “dar algum respiro” ao próximo governo. A informação foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

A notícia foi recebida pela área econômica do governo federal como mais um reforço ao discurso de que a reforma é essencial para o equilíbrio do país.

Na quinta-feira (12), o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que caso as reformas propostas pelo governo sejam aprovadas e, principalmente, a da previdência, o país ao invés de retroceder, pode ter um crescimento do PIB (soma de todos os bens e serviços produzidos no país) de até 4%, em um horizonte de tempo de quatro anos.

“Isso evidentemente depende da aprovação não só das reformas macroeconômicas, por exemplo da reforma da previdência, da reforma tributária que é muito importante, simplificando o sistema tributário brasileiro, como também toda serie de reformas microeconômicas. Algumas delas já foram aprovadas, como por exemplo, a TLP. É possível, sim, que no futuro o Brasil possa crescer a este tipo de taxa em um universo de poucos”.

O ministro ressaltou que caso a reforma não seja aprovada no governo do presidente Michel Temer, a proposta terá de ser levada adiante através do próximo governo, caso contrário a sociedade será penalizada.

“Se não houver aprovação das medidas necessárias e se, em algum momento, o Orçamento e as despesas públicas violarem a regra do teto, os mecanismos são autocorretivos. Existe, então, o corte de novas isenções, subsídios, paralisação de qualquer aumento de contratação ou de salários”.

Ainda de acordo com Meirelles, as reformas estruturais que estão sendo realizadas no Brasil estão tornando a economia mais resistente e, portanto, com mais condições de enfrentar eventuais turbulências na economia global.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.