Notícias

Sisu 2023: inscrições do primeiro semestre terminam no dia 24

Nesta edição do programa são ofertadas mais de 227 mil vagas

As inscrições para o primeiro processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2023 terminam na próxima sexta-feira, dia 24 de fevereiro. Para se inscrever, os interessados devem acessar o site oficial do Sisu utilizando o login da conta gov.br e ter participado da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com nota acima de zero na redação.

Nesta edição do programa, são oferecidas 226.399 vagas em 128 instituições públicas, incluindo 63 universidades federais. Cada candidato pode escolher até duas opções de curso e pode alterar suas escolhas durante todo o período de inscrições, sendo considerada válida a última opção registrada no sistema.

O resultado da seleção, com a divulgação das notas de corte, será anunciado no dia 28 de fevereiro, e os candidatos selecionados deverão fazer a matrícula ou o registro acadêmico na instituição escolhida entre os dias 2 e 8 de março.

Os candidatos que não forem selecionados na primeira chamada podem se inscrever na lista de espera, que estará disponível entre 28 de fevereiro e 8 de março, indicando apenas uma das duas opções de curso escolhidas anteriormente. A lista de espera não garante a vaga, mas apenas a expectativa de direito à vaga ofertada no âmbito do Sisu.

O Sisu é um programa do Ministério da Educação que permite o acesso de estudantes a cursos de graduação em universidades públicas do país. As vagas são distribuídas com base na nota do Enem, e as instituições podem adotar políticas e ações para reservar vagas para estudantes de escolas públicas e de baixa renda, conforme a Lei de Cotas.

Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas para acessar outros programas de educação superior, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.