Notícias

Sesc oferece exames preventivos e mamografias gratuitas em Nísia Floresta

Serão mais de 1000 vagas para realização de exames entre os dias 05 e 27 de setembro

A partir da próxima segunda-feira (5 de setembro), as mulheres do município de Nísia Floresta terão a oportunidade de realizar cuidados necessários com a saúde de forma totalmente gratuita. O Sesc RN chega à cidade com mais uma instalação da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, oferecendo exames preventivos, mamografias e ações educativas em saúde para mulheres de 25 a 69 anos.

As interessadas poderão realizar os exames até o dia 27 de setembro, de segunda a sexta-feira, nos horários das 08:30 às 12h e das 13h às 17h, com exceção do dia 07, quarta-feira, por ser celebrado o feriado nacional do Dia da Independência.

Ao todo, serão realizados 512 exames preventivos, 512 mamografias, além de 1.050 ações educativas em saúde da mulher. Os exames preventivos podem ser realizados por mulheres com idades entre 25 e 64 anos. Já as mamografias são destinadas ao público com 50 a 69 anos de idade. Outras ações importantes desenvolvidas pelos profissionais são voltadas para a educação em saúde, que seguem ao longo do mês.

Para ter acesso aos serviços é necessário agendamento prévio, que pode ser realizado com os agentes de saúde da prefeitura de Nísia Floresta ou na própria unidade móvel. A instalação está localizada no Largo da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó, em frente ao Museu de Nísia Floresta. Os documentos exigidos são originais e cópias de RG, CPF, comprovante de residência e Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher está completando dez anos de atuação no estado, sendo pioneira no âmbito nacional, totalizando 32.894 mamografias e 39.083 preventivos realizados. O projeto é considerado uma importante ferramenta na prevenção e combate ao câncer no RN, com reconhecimento de diversos órgãos, tendo passado por 34 municípios em 56 instalações.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres (INCA, 2019a). Quando isolamos o RN, essa taxa ajustada passa dos 56,33 casos para 100 mil mulheres, ou seja, acima da média nacional.

Serviço

  • O quê? Inauguração da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher em Nísia Floresta.
  • Onde? Largo da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Ó (Em frente ao Museu de Nísia Floresta) – Nísia Floresta – RN.

Quando?

  • Instalação: 05 de setembro, às 11 horas.
  • Atendimento: 05 a 27 de setembro, das 08:30 às 12h e das 13h às 17h.
  • Agendamento: Em andamento com os agentes de Saúde do Município ou diretamente na Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher, enquanto houver vagas.

Documentos (cópias): RG, CPF, comprovante de endereço e cartão SUS.

Exames: 512 preventivos (25 a 64 anos) e 512 mamografias (50 a 69 anos).

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.