Foto: Pedro Ventura/ Agência Brasília

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio da Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica, divulgou na sexta-feira (08), os números da influenza no Rio Grande do Norte. Até a semana epidemiológica 13 (que se encerrou em 02/04/16), foram notificados 33 casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que se refere à síndrome gripal que apresente dificuldade respiratória ou outros sinais de gravidade.

Dos 33 casos notificados, 8 vieram a óbito e 20 se concentram em Natal. As notificações englobam a influenza A (H1N1 e H3N2) e casos de SRAG não especificados e em investigação. Quanto a H1N1, foram notificados 3 casos, dos quais 2 vieram a óbito. Para H3N2, houve 1 caso notificado, 6 de SRAG não especificado, dos quais 2 vieram a óbito, e 23 casos suspeitos de SRAG em investigação, sendo 4 óbitos.

Diante do aumento de notificações de casos suspeitos de Síndrome Respiratória Aguda Grave e ocorrência de 2 óbitos confirmados para H1N1, a Sesap elaborou e divulgou uma nota técnica para assistência oportuna aos casos suspeitos por influenza, com orientações para manejo clínico dos casos.

Segundo a subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Sesap, Kristiane Fialho, não há motivo para pânico na população. Além de orientar as pessoas a evitar aglomerados, a Sesap chama a atenção para a importância dos hábitos de higiene na prevenção da influenza, com destaque para: lavar as mãos com água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar, cobrir a boca com lenço descartável, ao tossir ou espirrar, não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, lavar as mãos frequentemente e não levar as mãos sujas aos olhos, nariz e boca.

Com relação aos medicamentos para combater a gripe, a Sesap está solicitando a ampliação do estoque de medicamentos e fazendo o levantamento do quantitativo nos hospitais descentralizados. A campanha de vacinação contra influenza no estado está programada para o próximo dia 30, de acordo com o calendário do Ministério da Saúde.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.