Destaques, Política

Sérgio Moro ordena prisão do ex-presidente Lula

moro-x-lula
Foto: Divulgação

O juiz federal Sérgio Moro determinou nesta quinta-feira (5) a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado a 12 anos e um mês de reclusão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no “caso triplex”.

A ordem de detenção foi emitida após o Tribunal Regional Federal da Quarta Região (TRF-4) ter encaminhado o ofício que autorizava Moro a decretar a prisão do líder petista.

O TRF-4, sediado em Porto Alegre, não esperou o prazo para a defesa de Lula apresentar novos “embargos de declaração”, que termina em 10 de abril. Esse tipo de recurso não tem o poder de mudar a sentença, apenas de pedir explicações sobre determinado ponto da decisão.

O primeiro embargo de declaração já foi negado em 26 de março, e o tribunal costuma negar os que são apresentados posteriormente. Lula tem agora 24 horas para se entregar à Polícia Federal.

O mandado de prisão é reflexo da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de rejeitar, por um placar de 6 a 5, um habeas corpus preventivo apresentado pela defesa do ex-presidente.

“Concedo-lhe, em atenção à dignidade e ao cargo que ocupou, a opção de se apresentar voluntariamente á Polícia Federal de Curitiba até as 17 horas de 6 de abril. Está vedada a utilização de algemas em qualquer hipótese”, diz a decisão de Moro.

O petista iniciará o cumprimento da pena em uma sala isolada na Superintendência da PF em Curitiba, sem contato com outros detentos. (ANSA)

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.