Política

Senado aprova PEC do Teto em 2º turno

Foto: Pedro França / Agência Senado

(ANSA) – Em sessão marcada por tumultos, o Senado aprovou por 53 votos a favor e 16 contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estipula um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Na votação do primeiro turno, ocorrida no dia 30 de novembro, o placar tinha ficado com 61 votos a favor e 14 contra.

Como é uma mudança constitucional, o texto precisa ser aprovado em duas votações e ter um mínimo de 49 votos. A PEC do Teto é considerada fundamental pelo presidente Michel Temer para enfrentar a crise econômica no Brasil, mas é alvo de muitas críticas – de opositores e até mesmo da Organização das Nações Unidas – por dar a possibilidade de congelar investimentos em saúde e educação nas próximas duas décadas.

Durante a sessão, houve bate-boca em diversos momentos. Do lado dos que defendiam o projeto, os senadores acusavam o governo anterior de “destruir” as contas públicas. Já a oposição usava uma pesquisa produzida pelo Instituto Datafolha de que 60% dos brasileiros eram contrários à PEC do Teto. Agora, a emenda à Constituição deverá ser promulgada nesta quinta-feira (15) e, a partir de então, o texto virará lei.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.