Notícias

Semtas abre agendamento do CadÚnico pelo “Natal Digital”

Por meio do atendimento virtual, a Secretaria vai ampliar o serviço e facilitar o acesso dos usuários

A secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) vai disponibilizar a partir desta quarta-feira (02) dois novos canais de comunicação para atendimento e agendamento de Cadastro Único no município. Por meio do atendimento virtual, a Secretaria vai ampliar o serviço e facilitar o acesso dos usuários.

Os números do atendimento do WhatsApp são 3232-9248 (Cadastro Único da Ribeira) e 3232-4385 (Cadastro Único Igapó). Os números disponíveis não serão utilizados para ligações telefônicas, e estarão abertos somente para o cidadão enviar mensagens de texto diretamente às unidades de Cadastro Único de Igapó e da Ribeira. Além disso, a ferramenta vai possibilitar a diminuição do fluxo de pessoas nas unidades e, portanto, minimizar a formação de filas. Os canais atendem no mesmo horário das unidades, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O titular da Semtas, Adjuto Dias, diz que a criação de novos canais foi a forma paliativa que a gestão encontrou para garantir segurança à população. “Criamos essas opções para cada unidade, com o objetivo de facilitar a comunicação com nosso usuário. Com o uso dessas novas ferramentas estaremos melhorando o atendimento e facilitando o acesso aos serviços disponíveis. Além de facilitar o acesso dos usuários às nossas unidades de Cadastro Único em razão do aumento no número de atendimentos é uma forma que encontramos de desafogar as nossas unidades que ao longo dos dias tem recebido muita gente”.

Outra novidade é que o agendamento em ambas as unidades também poderá ser realizado pelo aplicativo “Natal Digital”, disponível para download no google play e apple store.

App Natal Digital

O Natal Digital é uma ferramenta de auxílio no diálogo entre a Prefeitura e os cidadãos usuários dos serviços da administração municipal. Para acessar o Natal Digital é fácil, rápido e gratuito. O aplicativo está disponível na Apple Store e no Google Play.

Depois de baixar o app o usuário deve clicar no ícone “Serviços” e depois clicar em “Cadastro Único” e seguir o passo a passo preenchendo os campos necessários para o atendimento.

Auxílio Brasil: governo divulga regras para inclusão e exclusão no CadÚnico

O Ministério da Cidadania publicou no Diário Oficial da União da sexta-feira (19/11), uma portaria que trata da gestão, da inclusão e da exclusão de famílias brasileiras no CadÚnico — o cadastro do governo federal para programas sociais.

Ser cadastrado neste banco de dados é a porta de entrada para o novo Auxílio Brasil, programa que substituiu o Bolsa Família, extinto após 18 anos. As inscrições são feitas nos postos de atendimento mantidos pelos municípios (CRAS).

Portaria 711, no entanto, deixa bastante claro que a inclusão de novas famílias — que estejam incluídas na zona de pobreza (renda por pessoa de até R$ 200) ou na extrema pobreza (renda individual de até R$ 100) — depende de disponibilidade orçamentária e financeira, “segundo a Lei Orçamentária Anual do exercício em que ocorrer o ingresso”. Caberá aos municípios verificar se as pessoas se enquadram nos critérios exigidos de renda mínima e composição familiar.

Quando o benefício for concedido pelo Ministério da Cidadania, a notificação da família será feita por correspondência enviada ao endereço registrado no CadÚnico.

O benefício também poderá ser bloqueado em caso de identificação de trabalho infantil, renda mensal superior ao limite necessário, omissão de informação ou prestação de informação falsa, ausência de dados no sistema, recomendação de órgãos de controle ou decisão judicial. E o cancelamento poderá ocorrer após seis meses do bloqueio.

Em caso de bloqueio ou cancelamento do benefício, porém, a situação pode ser revertida. Mas isso vai gerar no máximo seis parcelas a pagar.

Confira todos os detalhes do CadÚnico aqui.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.