Satélite Gaia envia mapa detalhado da Via Láctea

Satélite Gaia envia mapa detalhado da Via Láctea

Satélite Gaia envia mapa detalhado da Via Láctea

Romário Nicácio setembro 14, 2016 Universo

(ANSA) – A nossa galáxia pode ser instável o suficiente para romper em alguns milhões de anos, é o que indicou o membro do Instituto Nacional de Astrofísica (Inaf) e responsável científico do centro de análises de dados “Gaia”, Mario Lattanzi.

A hipótese divulgada nesta quarta-feira (14), foi baseada nas primeiras imagens, dados e informações coletados pelo Satélite Gaia. O equipamento foi lançado em 2013 pela Agência Espacial Europeia (ESA) para realizar o mapeamento da nossa galáxia e o resultado é o mapa mais preciso e completo em 3D da Via Láctea já feito.

Até agora, a missão já mapeou mais de 1 bilhão de estrelas. Por isso, à partir divulgação do documento, os cientistas de todo o mundo estão em busca de novas descobertas siderais. “A análise inicia hoje, mas um aspecto visível desde o início é que o plano da nossa galáxia parece ‘tiltado’, com curvaturas que tornam a forma espiral irregular”, disse Lattanzi à ANSA. “Isso significa que a Via láctea mudará com o tempo e que daqui milhões de anos pode se auto destruir”, concluiu.

Outros artigos