São José de Mipibu e região recebem nova Central do Cidadão na sexta (25)

setembro 22, 2020 0 Por Rafael Nicácio
São José de Mipibu e região recebem nova Central do Cidadão na sexta (25)

Os moradores de São José de Mipibu e região contarão com mais conforto e agilidade na acessibilidade aos serviços públicos. Com a obra totalmente concluída, a nova Central do Cidadão do município será entregue à população na próxima sexta-feira (25). O equipamento receberá o nome de um ilustre mipibuense, José Palhano Filho, que em sua vida (1915 – 1995) teve como lema servir ao próximo, fosse como radiotelegrafista da Segunda Guerra, como servidor do município ou por meio de sua solidariedade para com os mais necessitados.

“Além de garantir a entrega de serviços públicos essenciais com qualidade, promovendo a cidadania, levando dignidade e conforto aos usuários e funcionários, estamos gerando economia ao tesouro estadual, uma vez que a construção foi erguida em terreno próprio”, pontuou a governadora Fátima Bezerra, destacando a grande alegria com o momento.

Os investimentos são de R$ 2,6 milhões em obras e equipamentos com recursos viabilizados pelo Governo do RN, via acordo de empréstimo com o Banco Mundial, por meio do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN, como parte do programa que está entregando 22 novas centrais aos potiguares.

“Esse é mais um resultado do empenho e do trabalho integrado das secretarias afins deste Governo. Entendemos que oferecer os serviços públicos de qualidade, de suprir as necessidades da comunidade é o nosso dever”, pontuou o secretário de Gestão de Projetos e Metas do RN, Fernando Mineiro, que continuou: “A luta é grande. Desde o início desta gestão estamos focados em destravar obras, em buscar soluções, sejam quais forem os motivos de paralisação ou demora na entrega. O importante é que as intervenções tenham continuidade e que o benefício chegue à população”, concluiu, destacando que esta é uma obra cuja conclusão foi muito cobrada pelos deputados estaduais Cristiane Dantas e Kléber Rodrigues.

HISTÓRICO

O equipamento teve sua ordem de serviço dada em abril de 2018. Houve um atraso no início das obras devido à problemas com relação ao terreno em que seria construído. Após a relocação, o projeto foi readequado e a obra foi iniciada. Mas em dezembro daquele mesmo ano, 8 meses depois do início da construção, o percentual era de apenas 5,63%.

De lá pra cá, 94,37% dos serviços foram executados, além de terem sido promovidas tratativas para emissão dos licenciamentos junto aos órgãos competentes. Nesse período também foram instalados todos os equipamentos de climatização e mobiliário, deixando a Central apta ao uso. A obra, que tem 650m² de área construída, foi recebida provisoriamente pelo Executivo, contando com todos os licenciamentos para o pleno e seguro funcionamento.

A unidade vai oferecer serviços de emissão de carteira de Trabalho e CPF, e contará com instituições parceiras como a Caern, Detran, Ipern, Itep, Procon, Sine e Junta Militar. O atendimento, para além do município sede, abrange as cidades de Nísia Floresta, Senador Georgino Avelino, Arez, Goianinha, Tibau do Sul, Várzea, Espírito Santo, Jundiá, Santo Antônio, Brejinho, Lagoa Salgada, Lagoa de Pedras, Serrinha, Vera Cruz, Monte Alegre, Canguaretama e Baía Formosa.

CENTRAIS NO RN

O Rio Grande do Norte está ganhando, no total, 16 novas Centrais do Cidadão com sedes próprias para dinamizar e garantir mais conforto aos usuários, além da reforma de outras seis. Todas com intervenções que seguem o padrão do Programa de Atendimento ao Cidadão, da Secretaria de Estado da Administração (SEAD), obedecendo a um modelo de gestão focado na eficácia dos serviços prestados.