Sala de aula pode ser “um quintal cheio de possibilidades”

Sala de aula pode ser “um quintal cheio de possibilidades”

Sala de aula pode ser “um quintal cheio de possibilidades”

Rafael Nicácio novembro 20, 2019 Educação

Há tempos que uma sala de aula não funciona somente entre quatro paredes – alunos sentados nas cadeiras, quadro, silêncio e professor ensinando. Na fase da primeira infância atividades extraclasse são primordiais para o processo da aprendizagem. Descobrir o mundo fora da sala de aula convencional pode ser um quintal cheio de possibilidades – pé no chão, hortas, animais e muitas brincadeiras educativas e divertidas.

Renyclay Quadros de Souza é pai de dois meninos, Romeo, de 5 anos, e Theo, de apenas 3 anos, e sabe muito bem a importância de proporcionar para os filhos um aprendizado mais humanizado. “Eu e minha esposa tivemos uma educação mais ligada à natureza e as salas de aulas fechadas, com crianças muito presas, começou a incomodar muito a gente”, conta o Analista de Sistemas.

A diretora e proprietária da Escola Kurumi, Harmonia Ferri, acredita que a criança precisa ter assegurado o momento do brincar. “E assim a gente segue o documento do MEC da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é um documento que rege e norteia as práticas da educação infantil. Nossos educadores conseguem enxergar as crianças de forma mais plena. Nada de prender crianças em salas de aula, quando todo aquele corpo pequenino e cheio de energia pede para brincar e explorar o mundo”, defende.

Renyclay tem os dois filhos matriculados na Escola Kurumi e vê o grande crescimento de ambos. “Além de propor um espaço rico em atividades, a metodologia que eles aplicam para as crianças terem mais autonomia, até nas atividades mais simples, é fundamental para o crescimento deles”, comemora o pai de Romeo e Theo.

A Escola da Península também tem apostado no aprendizado mais próximo dos alunos e fugido do convencional. Além das atividades em sala, os alunos são estimulados a todo momento a vivenciar a prática dos conteúdos ensinados. Aulas externas também fazem parte da rotina escolar. A diretora pedagógica Cristiana dos Santos Seixas Brito Cunha ressalta a importância destas atividades extraclasse para o processo de crescimento das crianças. “Acreditamos que para a educação ser completa é necessário inventar, reinventar, movimentar e transformar a sala de aula. A arte e a educação caminham de mãos dadas para o sucesso psicoemocional das crianças. Assim, as aulas de capoeira, futsal e dança são fundamentais também”, pontua a diretora.

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