Dicas

Saiba como manter sua vida financeira em ordem

Uma dica é organizar as finanças em planilhas

No Brasil, infelizmente, educação financeira ou gestão financeira não faz parte do currículo escolar. Por conta disso, a organização financeira é um grande desafio para boa parte da população. Ter consciência da renda, despesas, investimentos e saber a forma com que o dinheiro está sendo gasto é importante para uma vida financeira equilibrada. O planejamento mensal garante segurança e possibilita que os planos estabelecidos sejam realizados. Veja dicas para pôr em prática a organização das finanças pessoais:

Organize suas finanças em planilhas

As planilhas podem ajudar de inúmeras formas. Registrando ganhos e gastos, despesas fixas, despesas emergenciais e até aquele dinheiro que foi gasto para comprar um lanche. Pode até parecer exagero, mas o controle funciona. Ao visualizar esses valores, a pessoa passa a ter uma base de como o seu dinheiro tem sido gasto. Dessa forma, é possível priorizar os gastos que realmente importam. Atualmente, existem modelos de planilhas disponíveis na internet e diversos aplicativos que podem te ajudar a organizar sua vida financeira.

Renegocie as dívidas

Às vezes, os gastos podem ultrapassar o esperado fazendo com que as pessoas adquiram dívidas indesejadas. Nessas horas, é preciso se organizar, estabelecer estratégias e prazos para que tudo seja devidamente pago. Renegociar pode ser um excelente negócio. É possível conseguir descontos para pagamento à vista e juros mais baixos para pagamentos a prazo. Faça o exercício constante de rever as prioridades e comece sempre pelas dívidas de maior valor.

Controle seus gastos com o cartão de crédito

Para quem quer uma vida financeira organizada, a utilização do cartão de crédito pode ser um empecilho. Compras parceladas realizadas com os cartões podem se transformar em verdadeiras bolas de neve, por conta dos juros altos. Para solucionar esse problema, pague sempre o valor total das faturas e não ultrapasse o limite da sua capacidade de pagamento. 

You Might Also Like

One comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.