Dicas, Negócios,

Saiba como emitir notas fiscais para vendas online

Saiba como emitir notas fiscais para vendas online

Para emitir nota fiscal, um vendedor precisa seguir alguns passos que são primordiais, do contrário, não seria possível passar para os clientes esses documentos. Os primeiros passos do processo são:

  • Ter um CNPJ
  • Obter um um certificado digital
  • Fazer um cadastro na secretaria da fazendo do seu estado
  • Escolher um emissor de notas fiscais

Apesar de parecer um processo complicado e burocrático, começar a emitir NFE pode ser o diferencial que irá elevar sua empresa para um novo nível.

Existe um grande tabu no mundo de vendas online, pois grande parte dos vendedores (pequenos e grandes) não emite nota fiscal das suas vendas. Os principais motivos disso são os impostos. O vendedor acredita que o custo de taxas e impostos pode acabar com a sua margem de lucro. O segundo motivo é a burocracia, já que ele também acredita que abrir uma empresa e manter sua contabilidade em dia é muito complicado.

Essas são dúvidas muito justas já que o Brasil domina os rankings de países com mais imposto e burocracia. Porém, vale lembrar que existem inúmeros casos de sucesso de empresas de e-commerce no Brasil que começaram em pequenas garagens e acabaram se tornando grandes cases de empreendedorismo.

Todas essas empresas tem uma coisa em comum: em algum momento elas tiveram que emitir nota fiscal. Esse processo é importante não só por uma questão de legalização (o que é um ponto fundamental), mas também por que ele dá escalabilidade segura para o seu negócio.

Confira alguns dos benefícios de emitir nota fiscal

Obrigatoriedade da nota fiscal 4.0 começa a valer em julho para micro e pequenas empresas

Estabilidade legal: vender mercadorias sem emitir nota fiscal é um crime tributário. Isso quer dizer que, caso seja pego pela receita federal, um vendedor pode ser penalizado a pagar multas ou até ter todo o seu estoque apreendido.

Aumenta sua credibilidade: o consumidor entende a nota fiscal como uma garantia do profissionalismo do vendedor e da procedência do produto. Emitir esse documento, é mais uma ferramenta que pode ajudar no momento da venda.

Facilita a sua logística: emitir nota fiscal é uma ótima maneira de manter controle sobre a sua operação, uma vez que esses documentos informam todos o gastos e ganhos de uma loja. Além disso, a NF pode ser obrigatória em outros processos, como o envio de produtos pelos correios e aquisição de fornecedores.

Aumentar suas vendas: quando um vendedor tem operação que emite NF, ele passa a ter acesso a diversos canais de venda, o que pode aumentar consideravelmente o seu faturamento. Segundo pesquisas com a nossa base de usuários, um único marketplace pode aumentar de 5% a 15% nos três primeiros meses de venda.

Tem acesso à benefício: emitindo nota fiscal, um vendedor tem acesso à linhas de crédito bancário e pode vender produtos para o governo federal.

É possível concluir então que, apesar do vendedor precisar lidar com alguns impostos sobre as suas vendas, existem diversos outros fatores que compensam essa perda, já que a NF permite uma escalabilidade de vendas.

Mas e a burocracia? Todo mundo sabe que abrir uma empresa no Brasil é correr atrás de dor de cabeça, certo? Depende. Quanto menor a sua operação, mais fácil é criar uma empresa para ela. O cadastro como MEI por exemplo, pode ser feito inteiramente pela internet, e para empresas maiores, já existem serviços que ajudam o empreendedor nesse momento complicado.


Artigo escrito por Alessandro Silveira – que é formado em Administração e Comércio Exterior pela FESP, e é sócio fundador do Ideris ( plataforma de integração multicanal focada em oferecer soluções inovadoras para quem vende em marketplaces).

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.