Notícias

Rússia revoga decreto em que reconhecia soberania da Moldávia

Segundo jornal, ex-república soviética pode ser 'alvo' de Moscou

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, revogou nesta quarta-feira (22) um decreto de 2012 que apoiava a soberania da Moldávia sobre a Transnístria, área separatista pró-Moscou, informou o jornal “The Guardian”. Segundo o Kremlin, a decisão foi tomada “para garantir os interesses russos em relação às mudanças nas relações internacionais”.

A Moldávia vem tendo governos mais pró-União Europeia, mas os russos mantêm suas tropas e armamentos na Transnístria, onde a população local quer sua anexação ao território comandado por Putin.

Acusações e tensões entre Ucrânia e Rússia

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que sua Inteligência identificou um plano de ataque ao país vizinho. Por sua vez, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, fez acusações públicas contra o governo moldavo por sua postura na guerra da Ucrânia e pró-Ocidente.

A ex-república soviética tem uma postura neutra nas relações entre Rússia e países ocidentais, mas desde o início da invasão na Ucrânia, o governo declarou solidariedade ao país vizinho e vem acolhendo os refugiados. O governo russo limitou o fornecimento de gás natural, fazendo com que a inflação disparasse em mais de 30%, além de vários cortes na energia.

Suspensão da participação russa no Tratado de Redução de Armas Estratégicas

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou na terça-feira (21) a suspensão da participação russa no Tratado de Redução de Armas Estratégicas, também conhecido como START III ou Novo START. Este é o último tratado de redução de arsenais nucleares ainda em vigor com os Estados Unidos.

O tratado também previa inspeções diretas e troca de informações entre as duas potências. Putin alegou que não pode permitir que técnicos americanos visitem as instalações nucleares russas enquanto os EUA tentam “impor uma derrota estratégica” a Moscou na Ucrânia.

O presidente anunciou a suspensão, mas enfatizou que a Rússia não está se retirando do acordo. Ele disse que suspenderá sua participação no tratado até entender como será contabilizado o arsenal conjunto da OTAN, que inclui a França e o Reino Unido.

Putin ainda garantiu que a Rússia “atingirá seus objetivos na Ucrânia” e voltou a acusar o presidente Volodymyr Zelensky de encabeçar um regime “neonazista”. O presidente russo disse que Kiev queria se armar com bombas nucleares e pediu que o Ministério da Defesa fique de prontidão para eventuais testes de armas nucleares, porém prometeu não usá-las primeiro.

A tensão entre Rússia e Ucrânia tem crescido desde a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014 e o conflito armado no leste ucraniano. A Rússia tem sido acusada de apoiar os separatistas pró-Rússia na região, o que tem resultado em um conflito prolongado com milhares de mortos e deslocados. A situação tem sido objeto de preocupação internacional e a comunidade internacional tem buscado soluções diplomáticas para o conflito.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.