Notícias

RN perderá competitividade com aumento do ICMS

Para as entidades de representação do comércio, aumento do tributo trará impactos ao consumo e atração de investimentos

O Rio Grande do Norte enfrenta um desafio que pode prejudicar sua economia: o aumento da alíquota modal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de 18% para 20%, que entrará em vigor a partir de 1º de abril de 2023. Essa mudança fará com que o RN se torne menos competitivo em relação aos estados vizinhos, como Paraíba, Ceará e Pernambuco, que não planejam aumentar a alíquota em 2023.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (FECOMÉRCIO RN), a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte (FCDL RN), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL NATAL) e outras entidades de representação do comércio emitiram uma nota conjunta sobre o tema. Eles apontam que a Paraíba, por exemplo, está implementando uma série de ações para melhorar o ambiente de negócios e atrair investimentos, enquanto o RN caminha na direção oposta.

As entidades afirmam que o aumento do ICMS no RN pode levar à transferência de negócios para outros estados com condições fiscais mais favoráveis. Elas argumentam que essa mudança pode impactar negativamente as vendas e a arrecadação do imposto, o que afetaria diretamente a geração de empregos e renda da população. Além disso, elas argumentam que esse não é o momento para aumentar impostos e que o estado deve adotar medidas emergenciais para socorrer as empresas que foram afetadas pela recente crise de segurança, com foco nas micro e pequenas empresas.

Os empresários já haviam se manifestado contra o aumento da alíquota modal do ICMS desde dezembro de 2021, levando o debate ao executivo estadual e à Assembleia Legislativa. Eles alertaram sobre a possibilidade de redução no volume de vendas das empresas e perda na arrecadação do imposto. No entanto, os últimos dados disponibilizados pela Secretaria Estadual de Tributação mostram que a arrecadação global do ICMS entre dezembro de 2021 e janeiro de 2023 registrou um crescimento de R$ 707 milhões, demonstrando que o RN teve um desempenho global positivo.

Apesar disso, as entidades continuam argumentando que o aumento do ICMS poderá gerar impactos negativos, principalmente no custo dos produtos e na competitividade do estado em relação aos vizinhos. A Paraíba, por exemplo, vem anunciando medidas de incentivo fiscal, reduções, isenções de impostos e inovação para o setor produtivo, o que deve atrair novos investimentos para o estado.

Diante desse cenário, é fundamental que o governo do RN busque alternativas para estimular o setor produtivo e atrair novos investimentos, por meio de políticas que visem a redução de custos para as empresas, a simplificação tributária, a desburocratização e a melhoria da infraestrutura logística. Somente assim o estado poderá manter sua competitividade frente aos demais estados da região e garantir o desenvolvimento econômico e social de sua população.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.