PI, RN

RN e PI deverão ‘brigar’ por título de “maior cajueiro do mundo”

Cajueiro-de-Pirangi
Cajueiro de Pirangi, atual maior cajueiro do mundo (Foto: Divulgação)

Os dois Estados nordestinos deverão travar uma batalha. O Rio Grande do Norte, que entrou para o “Guinness Book” em 1995 por ter o “maior cajueiro do mundo”, pretende defender o seu título. Mas o Piauí entrou na disputa e desafia os norte-riograndenses. Com 8.810 m² (ainda carece de comprovação) e mais de 200 anos de existência, o “Cajueiro Rei”, localizado no município de Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí, superou os 8.500 m² do Cajueiro de Pirangi, localizado em Parnamirim. Os dados são de uma pesquisa da Embrapa Meio Norte.

O governo piauiense contratou a Universidade Federal do Piauí para fazer um estudo genético e comprovar que o cajueiro gigante é uma única árvore. O governo ainda se comprometeu a bancar auditorias independentes para pleitear o título de maior cajueiro do mundo no “Guinness Book”. No Rio Grande do Norte a expectativa é que o título continue por lá, uma vez que o Cajueiro de Pirangi ainda continua em crescimento e a prefeitura de Parnamirim já estuda “abrir caminho” para o crescimento da árvore.

 

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.