Reggae jamaicano vira Patrimônio Mundial da Unesco

Reggae jamaicano vira Patrimônio Mundial da Unesco

Reggae jamaicano vira Patrimônio Mundial da Unesco

Rafael Nicácio novembro 29, 2018 Mundo

(ANSA) – A Unesco transformou o reggae jamaicano em Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em decisão anunciada nesta quinta-feira (29).

Segundo a entidade, o reconhecimento se deve à contribuição desse estilo musical, disseminado no mundo todo graças a artistas como Bob Marley, para o “debate internacional sobre questões de injustiça, resistência, amor e humanidade”.

“Embora em seu estado embrionário o reggae tenha sido a voz dos marginalizados, o estilo é tocado e abraçado hoje por amplos setores da sociedade, incluindo vários grupos étnicos e religiosos”, justificou a Unesco.

Nascido no seio de grupos marginalizados na sociedade jamaicana, principalmente na capital Kingston, o reggae é uma “amálgama de diversas influências musicais”, incluindo ritmos caribenhos, latinos e norte-americanos.

Sua maior expressão é Bob Marley (19451981), que vendeu mais de 200 milhões de discos com sua música de protesto e liberdade.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial.

Outros artigos

5 editores de vídeo para Android

julho 30, 2021

5 editores de vídeo para Android

Produzir vídeos para as redes sociais, já deixou de ser tarefa apenas para grandes influenciadores. Hoje em dia qualquer usuário de Instagram, Tik Tok e demais rede...