ColunasWagner Santos

Qual eletrodoméstico consome mais energia 110v ou 220v?

De alguns anos para cá, muitos tem notado o quanto aparelhos eletrônicos ou mesmo eletrodomésticos em 220 volts estão entrando em extinção. Mas você sabe por quê? Muitos dizem que é porque ele consome muita energia, mas será que é verdade?

Qual eletrodoméstico consome mais energia: 110v ou 220v? Essa é uma dúvida muito comum mas que, para que possamos responder, é interessante primeiro você saber como funciona o circuito elétrico dentro de cada aparelho que usamos no dia a dia.

Ao plugar um aparelho na tomada, ele tem dois principais polos: em um deles, entram os elétrons. Do outro, saem elétrons. No entanto, durante essa travessia, o aparelho serve como um intermediário, que é o que o coloca em funcionamento.

Isto é, a travessia de elétrons de um pólo para outro que acontece dentro do aparelho é o que faz com que ele funcione, acionando os seus motores, além de aquecer suas espirais. Agora, sabendo disso, o que é: aparelhos 110v ou 220v? Na verdade, depende.

Quer entender mais sobre esse assunto? Então é só conferir os próximos tópicos.

Tudo é relativo (e fiação)

Falando de forma técnica, a verdade é que não há qualquer diferença. É claro que você não pode usar um aparelho 110v em uma tomada 220, pois pode ocasionar problemas, fazendo com que você recorra ao conserto de eletrodoméstico.

O que estamos querendo dizer é que, seja 110v ou 220v, o desempenho do aparelho é o mesmo. Na verdade, os fabricantes apenas escolhem a voltagem de acordo com o que é mais comum no local. Na Europa, por exemplo, a grande parte das tomadas é 220v.

Agora, no Brasil e EUA, o mais comum é 110v. Mas, quanto a economia de energia, pode sim haver desvantagens, a depender do aparelho que você escolher. Os grandes “vilões” das contas de luz são secadores de roupa, cabelos, aquecedores, chuveiro etc.

Mas o que todos eles têm em comum? É que eles precisam produzir calor e, por isso, tendem a gastar mais energia. Nesse caso, o 220v é mais vantajoso. Ao considerar alguns padrões de funcionamento, uma geladeira que funciona em 220v economiza menos de 10% de energia se comparada com uma 110v.

Já uma secadora de roupas ligada em 220v gasta cerca de 30% menos. Se você dobra a corrente, aumenta-se em quatro vezes o calor que passa pelo fio. Inclusive, uma consequência é o fato de poder ocasionar incêndio, em casos mais extremos.

Entretanto, o que de fato influencia no maior ou menor gasto de energia é o fio por onde a energia passa. Casas com fiação dimensionada, aparelhos de 110v e 220v vão ter o mesmo gasto.

Alguns poréns

Outra coisa que você deve entender é que todo aparelho elétrico consome mais energia, independente de ser 110v ou 220v. Um chuveiro gasta energia para esquentar a água, e isso independente da voltagem, pois a resistência interna precisa da mesma energia para elevar a temperatura.

Mas, para que a eletricidade chegue ao aparelho, ela vai precisar correr pelos fios dentro da parede, e eles também gastam eletricidade. Nesse caso, o consumo dos fios varia de acordo com a voltagem do aparelho.

No caso de o aparelho funcionar em 110v, os fios vão gastar quatro vezes mais energia do que se trabalhar em 220v. Sendo assim, a questão permeia o quanto de energia os fios gastam. Numa casa moderna, a fiação é mais grossa.

Por isso, o consumo ao longo dos fios é quase que insignificante. No entanto, em casas mais antigas, que não seguem esse padrão, o consumo é relativamente maior. Nesse caso, uma fração significativa da conta de luz será gasta apenas para aquecer os fios ou as conexões.

Por que, então, 110V tem predominado em alguns países, como o Brasil?

Apenas por questão de segurança, uma vez que leva choque de uma tomada de 220v é muito mais perigoso. Afinal de contas, quando colocamos a mão em uma tomada, somos nós que fazemos o papel dos aparelhos.

Ou seja, servimos como um intermediário para a entrada e saída dos elétrons. Mas, diferente dos aparelhos, não possuímos motor interno, o que não permite que esses elétrons sejam devolvidos a outro pólo da tomada.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Wagner Santos

Meu nome e Wagner Santos CEO da Revista de Marketing e profissional de SEO | Linkbuilder e escrevo sobre dicas para melhorar e alavancar sites na internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.