Notícias

Putin considera “bastante possível” que Rússia e China formem uma aliança militar

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, não descarta o estabelecimento de uma aliança militar entre Moscou e Pequim, embora tenha destacado que, “em geral”, nem seu país nem a China precisem de tal pacto.

“As relações entre a Rússia e a China atingiram um nível sem precedentes. Tratamos uns aos outros com grande confiança, desenvolvemos laços fortes, estáveis ​​e, o mais importante, eficazes em todas as áreas”, disse o chefe de Estado russo durante um reunião do Valdai International Debate Club no dia 22 de outubro.

“É possível imaginar tudo. […] Em geral, não precisamos [de uma aliança militar], mas, teoricamente, é bem possível”, acrescentou Putin.

A Rússia e a China já cooperam em várias áreas, inclusive nas forças armadas, e Moscou e Pequim realizam exercícios conjuntos em terra e no mar regularmente; na verdade, os soldados chineses se juntaram às manobras russas Kavkaz-2020 em grande escala ao lado da Armênia, Bielo-Rússia, Irã, Mianmar e Paquistão.

Vladimir Putin destacou que Rússia e China “trocam boas práticas no campo da construção militar” e têm uma cooperação de alto nível na esfera tecnológica, relação que beneficia as Forças Armadas russas e aumenta a capacidade de defesa da China.

Na verdade, o presidente explicou que “[não se trata apenas de troca de artigos ou venda de produtos militares, mas de troca de tecnologias. E aqui tem coisas muito delicadas”.

Por outro lado, o presidente da Rússia ressaltou que o volume de comércio entre Rússia e China ultrapassou 111 bilhões de dólares em 2019, acrescentando que Moscou está pronta para desenvolver relações com Pequim em todas as áreas.

“No momento, a Rússia e a China estão implementando grandes projetos conjuntos em energia e outras esferas da economia, ao mesmo tempo que fortalecem sua cooperação na arena internacional”, concluiu Putin.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para aliviar o estresse no ambiente de trabalho! Conheça os perigos do consumo exagerado de ansiolíticos! Métodos infalíveis para deixar seu cachorro mais zen! Saiba mais sobre os distúrbios de sono! Receita descomplicada para fazer um delicioso iogurte natural! Dicas para manter seu esmalte impecável por um período maior! Delícia matinal em apoucos minutos de preparo! Colesterol baixo de forma natural e rápida, sim! Sexta Santa: colha Macela para ter benefícios máximos! Sobremesa pronta em minutos: Mousse de Maracujá!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.