Destaques, Política

PT confirma Fernando Haddad como candidato no lugar de Lula

Manuela D’Ávila e Fernando Haddad
Foto: Reprodução / Ricardo Stuckert

No último dia do prazo dado pela Justiça Eleitoral, o Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad como candidato a presidente no lugar de Luiz Inácio Lula da Silva, que cumpre pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

A decisão foi tomada durante reunião da Executiva Nacional do partido em Curitiba, cidade onde Lula, até então cabeça de chapa, está encarcerado. A troca foi aprovada por unanimidade, após a leitura de uma carta na qual o ex-presidente pede apoio a Haddad, que ainda enfrenta resistência em algumas alas da legenda.

Com a substituição, Manuela D’Ávila, do PCdoB, passa a ser candidata a vice-presidente. Segundo o jornal “O Globo”, a troca deve ser anunciada oficialmente na tarde desta terça, em um ato da militância em frente à Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.

Quem é Haddad

Ex-ministro da Educação (2005-2012) e ex-prefeito de São Paulo (2013-2017), Haddad foi quem mais cresceu na última pesquisa do Datafolha, saltando de 4% para 9% e empatando tecnicamente com Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede) e Ciro Gomes (PDT).

O petista terá pouco menos de um mês para tentar herdar parte do capital eleitoral de Lula, que aparecia com quase 40% dos votos, principalmente no Nordeste. O ex-presidente foi impedido de concorrer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por ter sido condenado em segunda instância, o que o enquadra na Lei da Ficha Limpa.

Haddad também enfrenta problemas com a Justiça e é réu por improbidade administrativa na construção de ciclovias.

Com informações da Agência ANSA*

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!). Fale conosco!

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.