RN

Programa “Parlamento Jovem Brasileiro” prorroga prazo de inscrições

Programa "Parlamento Jovem Brasileiro" prorroga prazo de inscriçõesPrograma "Parlamento Jovem Brasileiro" prorroga prazo de inscrições

As inscrições para a 15ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro foram prorrogadas até o dia 4 de junho. O programa, desenvolvido pela Câmara dos Deputados, visa possibilitar aos jovens do ensino médio das escolas públicas a vivência do processo político e democrático através da participação, como jovens senadores, de uma jornada parlamentar.

Para participar, os estudantes devem ter de 16 a 22 anos de idade até o dia 31 de dezembro de 2018, cursar a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio, o 2º, 3º ou 4º ano do Ensino Técnico Integrado ao Médio ou estar concluindo o Ensino Médio na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Se atender a esses requisitos, o estudante deverá criar um projeto de lei, com tema de livre escolha, que ajude a resolver problemas cotidianos da sociedade.

Após isso, o estudante deve preencher a ficha de inscrição, que será retirada na própria escola, anexar a documentação exigida e entregar ao diretor. Nas escolas estaduais, os projetos serão encaminhados às Diretorias Regionais de Educação e Cultura, que em seguida os encaminharão para serem avaliados por uma banca formada na Secretaria de Educação do RN, que escolherá o melhor projeto.

Os selecionados vão a Brasília, com todas as despesas custeadas pela Câmara dos Deputados, para vivenciar o trabalho dos deputados federais, conviver com outros estudantes de todo o país, apresentar seus projetos de lei e participar de votações importantes. O tamanho da bancada do PJB é proporcional ao número de deputados que cada estado tem na Câmara Federal. O plenário jovem dispõe de 78 representantes, sendo que o RN conta com uma cadeira.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.