Notícias

Programa “Água para o Planeta” irá reabastecer bacias hidrográficas na América Latina

A PepsiCo Latin America e a maior organização ambiental do mundo, The Nature Conservancy (TNC), anunciaram, nesta semana, o programa “Água para o Planeta”, para reabastecer cinco diferentes bacias hidrográficas nas áreas urbanas de Bogotá (Colômbia), da Cidade da Guatemala (Guatemala), das Cidade do México e de Monterrey (México) e de São Paulo (Brasil) nos próximos sete anos.

O compromisso será implementado pela TNC com o investimento de US$ 3 milhões da PepsiCo. O objetivo é contribuir para a segurança hídrica de forma sustentável em longo prazo nas bacias hidrográficas onde a empresa atua através da colaboração intrassetorial, incluindo seus fornecedores e parceiros de negócios. O anúncio conjunto foi feito nos escritórios da PepsiCo, em Nova York, em uma reunião organizada por Laxman Narasimhan, CEO da PepsiCo Latin America, Mark Tercek, CEO e presidente da TNC, e Aurelio Ramos, diretor-executivo da TNC para a América Latina.

Ao assinar o compromisso, Narasimhan afirmou: “Em toda a PepsiCo, continuamos a encontrar novas formas inovadoras de fazer o nosso negócio crescer com o uso de menos recursos naturais. Cumprimos ou ultrapassamos todas as nossas metas de água estabelecidas para 2015: maximizamos a eficiência do uso da água por unidade de produção em 25,8% desde 2006, enquanto economizamos aproximadamente US$ 80 milhões em custos ao longo de cinco anos”. O CEO da Pepsico também disse que: “formamos uma parceria bem-sucedida para fornecer acesso à água potável para mais de 9 milhões de pessoas no mundo desde 2006, excedendo significativamente nossa meta de 6 milhões de pessoas até 2015”.

De acordo com TNC, hoje em dia 80% da população latino-americana vive em áreas urbanas; a estimativa é que este número aumente para 90% em 2050. Este cenário obriga a execução de investimentos eficientes em soluções para assegurar água para a agricultura, indústria e à população em geral.

“A ciência mostra que as soluções baseadas na natureza podem desempenhar um papel importante no fornecimento de água potável limpa e econômica para milhões de residentes da cidade, permitindo assim que a natureza e as pessoas prosperem. Ao colaborar com empresas, somos capazes de liberar o poder da natureza para tornar as cidades mais resilientes e habitáveis. Portanto, valorizamos e saudamos o compromisso da PepsiCo com a segurança hídrica”, analisa Mark Tercek, CEO e presidente da The Nature Conservancy.

O diretor-executivo da TNC Brasil, Antonio Werneck, enfatiza que ainda estamos longe de atingir uma segurança hídrica estruturante e duradoura. “As empresas entenderam que é preciso agir para além dos seus muros e estão levando a preocupação e as ações para disponibilidade de água também para seus fornecedores e seus consumidores”, comenta.

O programa “Água para o Planeta” estabelecerá uma rede de colaboração entre a TNC, a PepsiCo e as suas engarrafadoras na América Latina para investirem no fortalecimento dos fundos de água na região – um modelo de impacto positivo e coletivo. Ao apoiar uma iniciativa de conservação de bacias hidrográficas com resultados de grande escala em quatro países (cinco bacias hidrográficas) na América Latina, o impacto positivo sobre a água e as pessoas pode ter um efeito amplificado de longo prazo.

A PepsiCo, como membro do Conselho de Conservação da América Latina (LACC, por sua sigla em inglês), apoia a estratégia de conservação da TNC para segurança hídrica em cinco cidades da América Latina: Monterrey, Cidade do México, Cidade da Guatemala, Bogotá e São Paulo.

A TNC na América Latina tem ampla experiência e especialização no trabalho de conservação de fontes de água. A organização visa melhorar a segurança hídrica, trabalhando nas bacias hidrográficas em toda a América Latina que fornecem água para cerca de 40 regiões metropolitanas da região. Serão adotadas atividades destinadas a reduzir os riscos hídricos para esses centros urbanos próximos aos locais em que a PepsiCo atua, por meio de investimentos em atividades de restauração natural especificamente adaptadas às necessidades das cinco bacias hidrográficas dessas regiões.

No Brasil, a PepsiCo é uma das empresas que participa da iniciativa da TNC Brasil, Coalizão Cidades pela Água, lançada em novembro do ano passado e que tem como objetivo alavancar investimentos de ação coletiva com o setor privado, público e sociedade civil para ações de restauração florestal que garantem a segurança hídrica de 12 áreas metropolitanas no País.

Este anúncio vem um mês após a PepsiCo anunciar sua agenda de desempenho com Propósito de 2025 e as metas de sustentabilidade focadas em contribuir com soluções para desafios compartilhados atuando em três áreas: 1) transformar seu portfólio de alimentos e bebidas e oferecer opções mais saudáveis, 2) produzir mais alimentos com menor impacto ambiental e 3) preparar o terreno para um futuro mais saudável capacitando as pessoas. A empresa também está empenhada no “Positive Water Impact” – esforços e parcerias projetados para permitir a segurança da água em longo prazo e de forma sustentável para seus negócios e outros que dependem da disponibilidade de água.

A agricultura desempenha um importante papel na segurança hídrica e, aproveitando a eficiência operacional de uso da água alcançada até o momento devido aos esforços iniciados em 2006, a empresa pretende obter uma melhoria adicional de 25% até 2025 – trabalhando para fornecer acesso à água potável para um total de 25 milhões de pessoas nas áreas com maior risco hídrico do mundo até 2025. A nova parceria da Pepsico Latin America com a TNC contribuirá para cumprir as metas de desempenho do Propósito de 2025 por meio de diferentes atividades que serão adotadas.

Esforços de colaboração da PepsiCo e TNC no mundo

A colaboração da PepsiCo com a TNC teve início em 2010. Trata-se de uma aliança de longa data e grande alcance que se concentra em projetos globais de conservação de água e intervenções específicas em cada país, em todas suas instalações de produção, como:

  • Operações globais da PepsiCo “Positive Water Impact”: Em 2010, a equipe de Operações Globais da PepsiCo e a TNC formaram uma parceria para compreender melhor o risco hídrico. Essa iniciativa ajudou a identificar, conceber e avaliar estratégias de remediação para bacias hidrográficas;
  • Programa “Recycle for Nature” da PepsiCo nos Estados Unidos: Esta é uma parceria de cinco anos entre a PepsiCo e a The Nature Conservancy, que visa proteger as fontes de água potável dos EUA por meio da reciclagem de garrafas e latas de bebidas. Este ano, o programa adicionou a American River Headwaters à iniciativa. Ao contribuir para o projeto American River, que acontecerá durante um período de três anos, a Recycle for Nature pode trabalhar para reduzir o risco de incêndios florestais catastróficos em mais de 4046.80 hectares de floresta, para salvaguardar a qualidade da água e para avançar na pesquisa sobre a ligação entre as condições das bacias hidrográficas e o abastecimento de água;
  • O Latin America Conservation Council (LACC) é composto por mais de 30 líderes globais que pedem a proteção da natureza e a gestão eficaz dos seus recursos para a prosperidade sustentável das gerações futuras. A PepsiCo, membro do conselho, tem focado seus esforços na segurança hídrica;
  • México – Fundo para a água em Monterrey: A Latin American Beverages (LAB) colaborou com a TNC para enfrentar os desafios hídricos em um dos locais com maior escassez de água no México: Monterrey. A PepsiCo aderiu à iniciativa do fundo de água local desenvolvido pela TNC, e por meio disso, apoia as atividades de restauração no aquífero;
  • Guatemala – Fundo para a água na Cidade da Guatemala: A PepsiCo está contribuindo para esse fundo juntamente com a CBC, empresa engarrafadora da PepsiCo na América Central, Porto Rico, Jamaica e Equador. Por meio desse financiamento, a LAB está apoiando atividades de restauração no mesmo aquífero de onde a CBC obtém a água para nossas operações na Cidade da Guatemala;
  • Brasil – Coalizão Água pelas Cidades: A PepsiCo está colaborando com a coalizão Água pelas Cidades no Brasil, que é liderada pela TNC. A Coalizão tem o objetivo de alavancar investimentos de ação coletiva que contribuem para a segurança hídrica em cerca de 12 áreas metropolitanas no Brasil.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para [email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Estratégias para aliviar o estresse no ambiente de trabalho! Conheça os perigos do consumo exagerado de ansiolíticos! Métodos infalíveis para deixar seu cachorro mais zen! Saiba mais sobre os distúrbios de sono! Receita descomplicada para fazer um delicioso iogurte natural! Dicas para manter seu esmalte impecável por um período maior! Delícia matinal em apoucos minutos de preparo! Colesterol baixo de forma natural e rápida, sim! Sexta Santa: colha Macela para ter benefícios máximos! Sobremesa pronta em minutos: Mousse de Maracujá!

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.