Educação

Profissionais sênior buscam pós-graduação a distância

Os dados do censo EAD Brasil 2015, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância, apontam que a procura pelos cursos de graduação e pós-graduação a distância está crescendo a cada ano. Apenas no ano de 2015, foram contabilizados 1.108.021 estudantes que optaram por aulas a distância ou semipresenciais, o que revelou um grande aumento em comparação ao ano anterior, que totalizou 996.323 matriculados.

O mesmo censo também confirmou que a faixa etária média dos alunos de cursos a distância é maior do que a dos cursos presenciais. Comparando as idades dos estudantes, fica claro que a maioria dos alunos da educação presencial (63,23%) está na faixa dos 20 a 30 anos, enquanto boa parte dos alunos de cursos a distância (49,78%) se concentram na faixa de 31 a 40 anos.

Esse dado atenta a uma forte tendência que podemos perceber nos dias atuais: cada vez mais, profissionais sênior buscam uma pós-graduação a distância para complementar os estudos. Segundo os dados apresentados por instituições privadas de ensino no Mapa do Ensino Superior SEMESP 2016, 70,45% dos alunos matriculados trabalham e estudam. Esse fato pode ser um dos motivos que levam tantos profissionais a optarem por um curso a distância, modalidade que oferece horários mais flexíveis e a possibilidade de estudar em qualquer local, até mesmo em casa.

Um dos principais objetivos do estudo a distância é proporcionar aos alunos a possibilidade de reingressar no mundo dos estudos de maneira prática e acessível. Essa é a estratégia usada pela Universidade Estácio de Sá, que possui um programa específico voltado para a inclusão educacional. O Educa Mais Brasil tem como principal objetivo beneficiar as pessoas que estão fora do cenário da educação superior no país. Para participar da seleção, é preciso que o aluno nunca tenha sido matriculado na instituição e que esteja há, pelo menos, seis meses sem estudar. Também é necessário comprovar a conclusão do ensino médio, para matrículas na graduação, ou comprovar a conclusão da graduação, para os cursos da pós.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.