Notícias

Professores da rede estadual entram em greve no RN

Categoria cobra ao governo do Estado aplicação do reajuste do piso salarial para 2023

Nesta terça-feira (7), professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte entraram em greve. A principal reivindicação da categoria é o reajuste salarial de 14,9% referente ao novo piso salarial anunciado pelo Ministério da Educação no início deste ano.

A greve foi aprovada na últimaa sexta-feira (3), após as propostas feitas pelo governo do RN terem sido consideradas insuficientes pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinte). A categoria retornou às salas de aula na segunda-feira (6) para informar a comunidade escolar sobre a paralisação e seus motivos.

Em uma nota divulgada na segunda-feira, o Sinte afirmou que aceitou, em 2022, “uma proposta parcelada, que trouxe perdas à categoria, com a implantação em 2 vezes do retroativo programado para iniciar em janeiro deste ano“. No entanto, o governo não cumpriu com o pagamento em janeiro, adiando-o para março.

Segundo o sindicato, a nova proposta do governo aponta para a implantação de retroativo no ano seguinte, em pelo menos oito parcelas a partir de maio de 2024. O Sinte argumenta que o reajuste do ano anterior já está sendo utilizado para justificar a inviabilidade do pagamento em 2023 e que não pode aceitar que esse seja o argumento do governo em 2024.

Além do reajuste salarial, a categoria também reivindica o envio à Assembleia Legislativa de projetos que visam instituir um Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração para trabalhadores da educação, melhorias nas escolas de tempo integral e gratificações de diretores e vices a partir do porte das escolas.

Em nota, o Governo do RN lamentou a decisão da categoria pela deflagração da greve e afirmou que continua aberto a negociação. “Destaca-se que o RN é um dos poucos estados brasileiros que consegue apresentar uma proposta executável levando em consideração toda a tabela salarial e a paridade entre ativos e aposentados“, diz a nota.

A greve dos professores da rede estadual de ensino do Rio Grande do Norte representa um movimento legítimo da categoria em busca de melhores condições de trabalho e valorização profissional. É preciso que haja um diálogo aberto entre governo e professores para que se chegue a um acordo que atenda aos interesses de ambas as partes. Afinal, investir na educação é investir no futuro do país.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Rafael Nicácio

Estudante de Jornalismo, conta com a experiência de ter atuado nas assessorias de comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal (UFRN). Trabalha com administração e redação em sites desde 2013 e, atualmente, também administra a página Dinastia Nerd. E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.