Problemas no aplicativo ‘Caixa Tem’ barram saque do auxílio emergencial

Problemas no aplicativo ‘Caixa Tem’ barram saque do auxílio emergencial

abril 26, 2020 0 Por Rafael Nicácio

Enquanto a economia continua parada e milhões de brasileiros ficam sem renda, grande parte deles não consegue ter acesso ao auxílio emergencial prometido pelo governo de Jair Bolsonaro por causa de falhas nos sistemas da Caixa Econômica Federal.

Desde pelo menos o dia 15, o aplicativo Caixa Tem – que permite pedir o auxílio de R$ 600,00, apresenta problemas. No site Reclame Aqui, as queixas contra a Caixa passaram de 1.217, entre 1º e 22 de abril do ano passado, para 6.822, no mesmo período deste ano – um salto de 460%.

Nos últimos dias, críticas ao aplicativo Caixa Tem – que dá acesso ao auxílio emergencial, apareceram entre os assuntos mais citados no País na rede social Twitter.

Nas lojas de aplicativos, as reclamações também se acumulam. Na Google Play Store, do sistema Android, o aplicativo tem nota 1,8 (em escala que vai de um a cinco), em avaliação feita por mais de 415 mil usuários. No sistema da Apple, a nota é 1,6.

A desempregada Bruniara Suzane dos Santos Silva, de 26 anos, é uma das milhares de pessoas com dificuldade para acessar o aplicativo da Caixa. Ela conseguiu fazer o cadastro nos primeiros dias em que o sistema estava no ar. Há uma semana, constatou que havia sido aprovada para receber o auxílio, mas, agora, não consegue entrar no Caixa Tem. “A página não carrega nunca”, diz.

Bruniara ligou em um número da Caixa para tirar dúvidas sobre o assunto, o 111, mas o problema também não foi resolvido. “Demora muito para atender e, quando atende, uma gravação manda você baixar o aplicativo.”

Outras reclamações revelam que as pessoas que conseguem acessar o aplicativo, enfrentam mais dificuldades. Ao realizar o processo para consultar saldo, realizar transferência ou pagar algum boleto, o Caixa Tem repetidamente informa: “estamos fazendo algumas verificações de segurança. Por favor aguarde”.

problemas caixa tem