Foto: Divulgação/MCTIC

Dentro de três meses o Brasil irá estrear o seu primeiro ônibus elétrico movido a energia solar. O ônibus irá circular no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis.

Com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o veículo fará o percurso de 50km entre o campus e o Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar Fotovoltaica, no Sapiens Parque, e reduzirá em um terço o tempo gasto para o deslocamento. O investimento na tecnologia foi de R$ 1 milhão.

O ônibus fará o trajeto quatro vezes ao dia, com zero emissão de poluentes. Considerado puro, o veículo possui apenas tração elétrica. A eletricidade para o seu deslocamento é gerada por fonte limpa, renovável e silenciosa, conhecida por fotovoltaica.

O professor do Grupo de Pesquisa Estratégica em Energia Solar da UFSC, Ricardo Ruther, destaca que quando o ônibus estiver parado no trânsito não haverá consumo de energia, como acontece com os veículos com motores à combustão. Já a tecnologia de frenagem regenerativa gera energia através das rodas, que é enviada para as baterias e reaproveitada.

“Contar com o apoio do MCTIC foi fundamental, pois os recursos do projeto foram integralmente financiados pelo ministério. Tivemos a doação das baterias e da estação de recarga da empresa japonesa Mitsubishi Heavy Industries, que também foi fundamental para viabilizar o projeto”, disse Ruther.

Segundo ele, o MCTIC também financiou a implantação do laboratório do centro de pesquisa onde foi desenvolvida a nova tecnologia. Somente no laboratório, o governo federal investiu R$ 3,6 milhões.

“Em nosso laboratório, temos cerca de 100 quilowatts (kW) de geração solar, dos quais somente 60kW são necessários para atender a todo o consumo de eletricidade do laboratório, que são cerca de 700m². Os outros 40kW, injetamos hoje na rede elétrica para ser utilizado em nosso campus central da UFSC”, explicou o professor.

O projeto do ônibus elétrico movido a energia solar se insere em um conjunto de ações do Programa Tecnologias para Cidades Sustentáveis da Secis, que tem o objetivo de fortalecer o domínio das tecnologias relacionadas à energia fotovoltaica no País e, com isso, ampliar sua utilização como alternativa aos combustíveis fósseis.

Assine nossa Newsletter e receba as principais notícias do Portal N10 em seu Whatsapp totalmente grátis. Clique no ícone do WhatsApp para ser incluído (não se esqueça de salvar nosso número na sua lista de contato!).

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.