DestaquesRN

PRF começa a usar o “luxímetro” no Rio Grande do Norte

Aparelho mede transparência de películas de carros

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) começou a usar um luxímetro nas fiscalizações realizadas no Rio Grande do Norte. Até então, esse tipo de fiscalização não era realizada pela corporação no estado por falta do equipamento. O equipamento foi usado pela primeira vez no início desta semana.

Mas afinal, o que é o luxímetro? Ele nada mais é que um aparelho que serve para medição da intensidade da luz que chega a seu sensor. O luxímetro faz a medição da luz distribuída em uma área ou superfície e, no caso da utilização pela PRF, irá descobrir o índice de transparência das películas nos vidros dos carros.

De acordo com o PRF Bruno Duarte, a Resolução 254 do Contran estabelece o índice de transparência para cada vidro do veículo. E os motoristas flagrados acima dos limites deverão ser multados.

Saiba quais são os limites

  • Para-brisa: mínimo de 75% de transparência.
  • Nos vidros dianteiros: no mínimo 70% de transparência.
  • Vidros traseiros: no mínimo 28% de transparência.

A multa para quem infringe esse tipo de resolução é de natureza grave, que acarreta 5 pontos na carteira e uma multa de R$ 195,23. Além disso tem a medida administrativa em que o condutor é obrigado a retirar as películas para prosseguir viagem“, afirmou.

Até o momento, a corporação só conta com um luxímetro no estado, mas informou que já está em processo para aquisição de mais aparelhos.

Com informações do G1 RN*

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Siga o Portal N10 no Google News para acompanhar nossas notícias. Clique na imagem abaixo!

Rafael Nicácio

Co-fundador dos canais Portal N10, Jerimum Geek e do Tudo em Dicas. Já trabalhou na Assecom (Assessoria de Comunicação do Governo do Rio Grande do Norte) e na Ascom (Assessoria de Comunicação da UFRN). E-mail para contato: rafael@oportaln10.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.