Pressão: tucanos pedem para Andrada deixar posto como relator de denúncia contra Temer
Foto: Gustavo Lima/Câmara dos Deputados

Pressão: tucanos pedem para Andrada deixar posto como relator de denúncia contra Temer

outubro 1, 2017 0 Por Aline Rodrigues

Depois que um grupo do partido dos tucanos fez pressão para que o deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), relator da segunda denúncia que investiga o presidente Michel Temer por corrupção passiva e organização criminosa, deixasse o posto, ele afirmou dizendo que “esse vozerio de ordem político-partidária” não estava o atingindo.

Depois que o deputado foi escolhido pelo presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) para a relatoria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), na última quinta-feira (28), a bancada Tucana não ficou nada satisfeita. Para que o Supremo Tribunal Federal (STF) investigue o caso de Temer, é necessário que a Câmara autorize.

A bancada se reunirá na próxima terça-feira (03), para discutir sobre o assunto. “Esse vozerio de ordem político-partidária, isso existe, mas em mim não atinge nada. A única coisa com que tenho vinculações é com o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, que foi quem me nomeou”, afirmou o líder do PSDB na Câmara, Ricardo Trípoli (SP).

Trípoli ainda acrescentou: “Não é muito grande a pressão, não. Isso tudo é mais os jornais que colocam, mas não tem isso, não. Mas esse problema do partido eu não levo em conta. Só levo em conta uma pessoa, que é quem me nomeou, que é o presidente da comissão de justiça. Ele me nomeou, ele pode me afastar. Ele me nomeou, ele pode me manter”, falou.

O presidente da CCJ, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG), já adiantou que não pretende tirá-lo da relatoria, a não ser que seja vontade do próprio Bonifácio.

Sobre Bonifácio de Andrada

Bonifácio José Tamm de Andrada nasceu em Barbacena, no dia 14 de maio de 1930 (87 anos). Além de deputado federal, desde 1979, Andrada também carrega em seu currículo títulos como advogado, cientista politico, jornalista e professor universitário. Ele irmão do já falecido deputado José Bonifácio Tamm de Andrada.

Ele está no 10° mandato consecutivo eleito pela ARENA no seu primeiro mandato, pelo Partido Democrático Social (PDS) nos três seguintes, pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) nas eleições de 1994 e pelo Partido Socialista Democrático Basileiro (PSDB), atualmente.

Esta notícia foi interessante para você? Compartilhe com seus amigos!