Notícias

Presidente da Ucrânia pede que Bolsonaro apoie sanções contra Rússia

Mandatário ainda debateu crise de grãos com líder brasileiro

(ANSA) – O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou que debateu a crise alimentar e outras questões da guerra iniciada pela Rússia, incluindo o apoio às sanções internacionais, com o mandatário brasileiro, Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (18).

“Tive uma conversa com o presidente do Brasil. Informei sobre a situação no fronte. Discutimos a importância da retomada da exportação dos grãos ucranianos para prevenir uma crise global de alimentos provocadas pela Rússia. Eu pedi para todos os parceiros apoiarem as sanções contra o agressor”, escreveu em seu Twitter.

Até o momento, o governo brasileiro não se manifestou sobre a conversa telefônica.

Apesar do governo brasileiro sempre ter votado contra Moscou nas resoluções debatidas na Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o atual conflito, a questão das sanções econômicas, políticas e financeiras sempre foram criticadas pela diplomacia do país nessas votações.

Essas punições foram impostas pela União Europeia, Estados Unidos e Reino Unido e uma série de nações aliadas, com centenas de empresários e instituições punidas pelas ligações com o Kremlin.

Já Bolsonaro sempre teve uma postura de apoio a Vladimir Putin – divergindo suas falas do próprio Itamaraty. Isso se reflete também no fato de que essa é a primeira conversa formal do presidente com o líder ucraniano desde que a guerra começou, em 24 de fevereiro.

A questão da crise dos grãos, por sua vez, é um tema que provoca preocupação no mundo todo com a própria ONU e o governo da Turquia intermediando conversas diretas entre Moscou e Kiev para solucionar a crise.

Atualmente, a Rússia controla todos os portos ucranianos e, segundo as denúncias ucranianas, têm impedido o escoamento da produção de grãos do país. Além disso, Kiev acusa os militares de roubarem cargas e exportarem como se fossem suas, além de destruir silos e infraestrutura civil no país.

A Ucrânia era um dos maiores produtores agrícolas de grãos, especialmente trigo, antes da guerra. Agora, o escoamento ocorre por vias terrestres, mas em ritmo muito menor do que pelos portos.

Quer receber as principais notícias do Portal N10 no seu WhatsApp? Clique aqui e entre no nosso grupo oficial. Para receber no Telegram, clique aqui

Romário Nicácio

Administrador de redes, estudante de Ciências e Tecnologia (C&T) e Jornalismo, que também atua como redator de sites desde 2009. Co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, com um amplo conhecimento em diversas áreas. Com uma vasta experiência em redação, já contribuí para diversos sites de temas variados, incluindo o Notícias da TV Brasileira (NTB) e o Blog Psafe. Sua paixão por tecnologia, ciência e jornalismo o levou a buscar conhecimentos nas áreas, com o objetivo de se tornar um profissional cada vez mais completo. Como co-fundador do Portal N10 e do N10 Entretenimento, tenho a oportunidade de explorar ainda mais minhas habilidades e se destacar no mercado, como um profissional dedicado e comprometido com a entrega de conteúdo de qualidade aos seus leitores. Para entrar em contato comigo, envie um e-mail para romario@oportaln10.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo
Romã: o segredo para manter a mente afiada. Desvende os Segredos do Exercício Ideal para Emagrecer com Saúde! Mitos e Verdades do Vinagre de Maçã Noite Sem Descanso? Descubra os Perigos do Trabalho Noturno para sua Saúde! Celebrando 20 Anos de “De Repente 30” A Longa Espera Termina: Voyager 1 Fala com a Terra Toque Futurista: A Chegada dos Botões Capacitivos no iPhone 16 Em meio ao reality, participante do Big Brother Argentina enfrenta batalha contra o câncer. Ideias Criativas para Alegrar sua Mãe Descubra o Polo, o carro da sua vida.

Adblock detectado

Olá pessoal! O acesso ao nosso site é gratuito, porém precisamos da publicidade aqui presente para mantermos o projeto online. Por gentileza, considere desativar o adblock ou adicionar nosso site em sua white-list e recarregue a página.