Destaques, Natal

Prefeitura lança Portal da Mobilidade Urbana e o aplicativo PotyBus

A partir de agora, a população da capital potiguar terá acesso as informações referentes às operações do serviço de transporte público, a bilhetagem eletrônica, passageiros transportados, itinerários das linhas, localização dos veículos e diversos outros dados referentes a área. Tudo isto foi disponibilizado pela Prefeitura no Portal de Transparência da Mobilidade Urbana lançado na manhã desta terça-feira (27), em solenidade realizada no auditório da sede da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Norte. Também foi disponibilizado o aplicativo PotyBus que vai auxiliar o usuário do sistema de transporte público da cidade.

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, participou do evento ao lado da secretária municipal de Mobilidade Urbana, Elequicina dos Santos, da reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva, dos vereadores Felipe Alves e Kleber Fernandes, e da representante da União Internacional de Transportes Públicos (UITP), Leonora Passos.

A ferramenta tem por objetivo fornecer à população acesso aos dados da mobilidade urbana da cidade, seja por meio de arquivos de dados abertos, seja por serviços públicos de software. Esse será mais um instrumento que a sociedade terá acesso e poderá também sugerir melhorias, uma vez que todas as informações sobre o Sistema de Transporte Público estão disponíveis para consultas e pesquisas. O acesso acontece pelo site: www.dadosabertos.natal.br.

Sobre o portal, Elequicina destacou que se trata de um importante instrumento da cidadania e que possibilitará a aplicação de políticas públicas voltadas para o setor, aumentando a transparência da gestão e permitindo a disponibilidade de sugestões permanentes da sociedade na melhoria deste processo. “É o cidadão participando da gestão”, explicou.

Outro avanço implementado pela secretaria municipal de Mobilidade Urbana é o aplicativo PotyBus. A ferramenta já está disponível para o sistema Android (baixe aqui) e em breve poderá ser acessada no iOS. Nela, os usuários terão ao alcance de um click acesso aos conteúdos sobre localização de ônibus, tempo de chegada na parada, entre outros temas.

You Might Also Like

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.