Prefeitura de Parnamirim esclarece equívoco sobre morte de paciente com Covid-19

abril 24, 2020 0 Por Rafael Nicácio
Prefeitura de Parnamirim esclarece equívoco sobre morte de paciente com Covid-19

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), informa que o segundo óbito confirmado por Covid-19 na última quinta-feira (23) em Parnamirim, trata-se de um paciente residente em Natal.

O paciente, do sexo masculino, 33 anos, com quadro de obesidade e hipertensão, apresentou os primeiros sintomas no dia 14/4. No dia 21 de abril, a Sesad recebeu o resultado positivo do paciente através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs/RN) e, “por seguinte, deu início às investigações epidemiológicas com todos os contatos diretos do homem”. O paciente foi internado no dia 22/4 em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da capital potiguar, chegando a óbito no último dia 23 de abril.

Anteriormente, foi relatado através do cônjuge do paciente à equipe de Vigilância Epidemiológica do Município que o casal residia em Parnamirim e que o homem encontrava-se em estado febril, tosse recorrente e astenia (fadiga), sendo orientado pela equipe a procura imediata por uma Unidade de Saúde, para assim dar início ao protocolo de avaliação médica, investigação e orientação.

Porém, foi confirmado através da equipe da Sesad, a qual entrou em contato com a esposa do paciente, que o casal era residente na cidade de Natal e havia informado o endereço de amigos próximos em Parnamirim. Sendo assim, o município de Parnamirim confirma em seu boletim epidemiológico, um óbito por Covid-19 na cidade.

Em virtude do fato exposto, a Secretaria Municipal de Saúde de Parnamirim orienta a população que ao buscar atendimento nos serviços de saúde ou for procurada por estes, que sejam emitidas informações verídicas, para que dessa forma o trabalho da secretaria seja realizado de maneira rápida e eficaz, uma vez que informações falsas geram descontinuidade nas investigações e ações que devem ser tomadas pelo município.